Yoko Ono prepara comemoração para o 70º aniversário de Jonh Lennon

Viúva do cantor realizará tributo na Islândia em 9 de outubro; Los Angeles terá shows de Lady Gaga, Iggy Pop e outros

Da redação Publicado em 02/09/2010, às 13h47

Eventos marcam data em que o ex-beatle faria 70 anos
AP

Segundo o site da Rolling Stone EUA, Yoko Ono, viúva de John Lennon, está preparando uma série de eventos para homenagear a data em que o marido completaria 70 anos, 9 de outubro.

Na ocasião, Ono realizará um tributo na Islândia, onde entregará o prêmio Lennon Ono Grant for Peace, criado em 2002. Quatro personalidades receberão o troféu, que recompensa pessoas que trabalham pela paz e direitos humanos. Ela e sua banda, a We Are Plastic Ono Band, também se apresentarão ao lado de Sean Lennon, filho do casal.

Em seguida, a artista participará da cerimônia de iluminação da Imagine Peace Tower, em uma ilha perto de ReykjavÌk, a capital da Islândia. A Torre, inaugurada em 2007, é acesa anualmente no aniversário do músico e apagada em 8 de dezembro, data em que ele foi assassinado.

No começo do mesmo mês, a We Are Plastic Ono Band fará duas apresentações em Los Angeles, nos dias 1 e 2 de outubro, para relembrar a carreira do músico. Quem está produzindo o evento é Sean Lennon e alguns dos outros convidados são Lady Gaga, Iggy Pop, RZA (Wu-Tang Clan), o vocalista do Jane's Addiction Perry Farrell e os membros do Sonic Youth, Kim Gordon e Thurston Moore.

"O fato de que este seria o ano em que John faria 70 anos é muito especial para nós todos", declarou a viúva do ex-beatle. "Estamos todos juntos celebrando John por ele nos ter dado tanta energia boa durante a vida e agora."

Outra iniciativa interessante é o projeto "The John Lennon Time Capsule", que consiste de três cápsulas lacradas (contendo álbuns gravados do artista, contribuições visuais de fãs e alguns outros itens) serão preservadas em locais diferentes do mundo. Elas serão abertas somente em 2040, na data do centenário de Lennon.

Paralelamente, a gravadora EMI lança no dia 5 de outubro gravações caseiras inéditas de Lennon, além de versões remasterizadas de oito de seus discos, que sairão em CD e digitalmente, caixas especiais e coletâneas.