Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Mauricio de Sousa comenta possibilidade de personagem LGBTQ+ em Turma da Mônica: 'Estamos discutindo'

Lendário cartunista de Turma da Mônica, Mauricio de Sousa comentou planos para personagem gay nos quadrinhos durante entrevista à BBC

Redação Publicado em 27/10/2021, às 13h15 - Atualizado às 13h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mauricio de Sousa (Foto: Arquivo pessoal)
Mauricio de Sousa (Foto: Arquivo pessoal)

Mauricio de Sousa é responsável por um dos quadrinhos mais amados (e populares) do Brasil: Turma da Mônica. Ao longo dos anos, o cartunista eternizou figuras como Mônica, Cebolinha, Magali e outras por meio das histórias publicadas — e, atualmente, discute a possibilidade de um personagem LGBTQ+ nas HQs.

Em entrevista à BBC (via G1), Mauricio de Sousa, que completa 86 anos nesta quarta, 27 de outubro, explicou ter vários planos para os quadrinhos. Inclusive, o cartunista comentou sobre um recorrente pedido dos leitores: a presença de um personagem gay nas histórias.

+++LEIA MAIS: Mauricio de Sousa faz declaração emocionante sobre morte de Quino, criador de Mafalda

Conforme lembrou a reportagem, Turma da Mônica não tem personagens infantis sexualizados — o que não impede a presença da comunidade LGBTQ+ em diferentes séries do universo, como Turma da Mônica Jovem. Ainda, o personagem gay poderia ser representado por adultos nas histórias da turma original.

Durante a entrevista, Mauricio de Sousa explicou haver discussões sobre um personagem gay na trama, e ainda comentou sore o filho Mauro Sousa — diretor de espetáculos, parques e eventos da Mauricio de Sousa Produções que se identifica como integrante da comunidade LGBTQ+.

+++LEIA MAIS: Mauricio de Sousa faz 85: 3 curiosidades que você talvez não saiba sobre o 'pai' da Turma da Mônica

"Vem vindo aí… Estou esperando um pouquinho que esteja cada vez mais aceita a posição do gay, principalmente. Tenho um filho que se assume [homossexual] e eu adoro meu filho. Ele cuida de uma parte tão importante [da empresa], que é a de shows e espetáculos. E dá um nó no pessoal que já tem mais idade e mais experiência", disse.

Em seguida, Mauricio de Sousa explicou haver, de fato, um projeto em andamento que pretende abordar um personagem gay na trama. Segundo o cartunista, a possibilidade está sendo discutida por ele, roteiristas e pelo próprio filho, Mauro:

+++LEIA MAIS: Turma da Mônica: Laços ensina a geração dos 30 anos a desacelerar o ritmo [ANÁLISE]

Estamos discutindo isso, sim. Estamos discutindo com os roteiristas, com o Mauro, com o pessoal próximo da gente aí para que haja um personagem positivo. Em todos os sentidos

Discussões antigas sobre personagem LGBTQ+

Ainda, a reportagem da BBC lembrou uma entrevista que Mauricio de Sousa deu ao Roda Viva, programa da TV Cultura, em 2017. Na época, foi abordada a discussão sobre um personagem LGBTQ+ na trama — e ele respondeu de forma reticente. Em relação à mudança de postura, o cartunista respondeu:

"Aprendemos todo dia. Com os relacionamentos da gente. Não só com a família, mas com a sociedade, realmente a gente aprende todo dia. O aprendizado tem de ser legal para você, senão fica mal, fica pesando na cabeça," disse.

+++ LEIA MAIS: Turma da Mônica faz crossover com Homem-Aranha no Aranhaverso e é muito fofo