Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / Carnaval 2024

“EmBrasa”: Whitney Marjoriê, Kalef Castro e Nicolas Lee unem forças em track de Carnaval

Reunidos pela Converse na campanha Carnaval de (quem) Cria, trio de jovens criadores reimaginou o Carnaval do futuro em faixa exclusiva com produção de Parteum

Redação Publicado em 08/02/2024, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Carnaval de (quem) Cria: campanha de Carnaval da Converse reuniu time de All Stars, jovens criativos da marca, em uma track em celebração à festa brasileira (por Alex Batista)
Carnaval de (quem) Cria: campanha de Carnaval da Converse reuniu time de All Stars, jovens criativos da marca, em uma track em celebração à festa brasileira (por Alex Batista)

Um Carnaval de All Stars: Whitney Marjoriê, Kalef Castro e Nicolas Lee uniram forças sob a batuta do produtor Parteum para desenvolver uma faixa que reinterpreta a festa mais democrática do Brasil. O resultado veio em “EmBrasa”, track exclusiva e oficial que integra a celebração da Converse, que em 2024 foca na autenticidade e na criatividade com o mote Carnaval de (quem) Cria.

Whitney Marjoriê, Kalef Castro e Nicolas Lee uniram forças com o produtor Parteum para a composição da track "EmBrasa" (por Alex Batista)

Superando as expectativas de um hit carnavalesco, “EmBrasa” atravessa as referências do trio de jovens talentos, reunindo diferentes gêneros musicais, como funk, amapiano, rap e rhythm & blues.

“O carnaval é um período onde vemos as possibilidades sendo expostas, criadas e realizadas”, sintetizou Whitney sobre a relação da data com a sua arte. “Minha música conecta e fala com a essência, e o carnaval é a festa onde muita gente se permite a isso, assim minha música se conecta com o carnaval na conexão com a liberdade de ser, sentir e criar.”

Um experimentalismo compartilhado por Nicolas Lee, que aproveitou a experiência para explorar timbres que já está acostumado a usar dentro de um contexto diverso: “Do amapiano ao funk, deu pra experimentar muita coisa que provavelmente não pensaria em fazer sozinho, mas ainda mantendo minha estética sonora,” relembra. 

Nicolas Lee (por Alex Batista)

O cantor também falou sobre a importância do carnaval na criação do trabalho que desenvolve, segundo ele: “Muito da sonoridade presente nele é usada como referência nos meus trabalhos, da bossa nova ao funk, não dá para não se inspirar na música e o gingado que o Carnaval oferece”.

Kalef explica que trouxe para a canção elementos das músicas, estilos e referências que consome e gosta de experimentar. O carnaval também esteve na mente dele e de todo o time ao longo do período em que trabalharam em “EmBrasa”. “Cada um trouxe sensações, desejos e lembranças de seus carnavais passados, e isso reflete no resultado.”

Kalef Castro (por Alex Batista)

Com tantas vozes e diferentes expressões sobre a mesa, coube ao veterano Parteum organizar a bagunça boa do trio. Acompanhado por DJ Roger, DJ Derek e Amiri, ele sintetizou a criatividade diversa, criada pelos All Stars brasileiros da Converse em uma imersão de duas semanas:

“‘EmBrasa’ tem a identidade do Nicolas, da Whitney e do Kalef. Eu e a minha equipe estamos ali para fazer a composição funcionar bem. Da captação à masterização”, diz o produtor. Seu trabalho, segundo ele, seria o de garantir “boa captação, arranjo arrumado e mix pra fazer jus ao talento do trio”.

Ouça "EmBrasa" abaixo:

Um Carnaval de conexões

Mais que uma ação pontual para a Converse, “EmBrasa” marca também a possibilidade dos jovens criadores de construírem uma conexão comum norteada pela mais brasileira das festas. Um resgate ancestral, que remonta às raízes distintas de cada um dos três. Quem define a sensação é, novamente, Whitney:

“O Carnaval sempre foi muito vivo em minha família, então, não podia deixar de lembrar da rítmica da bateria da escola de samba. E pensamos sobre o que o Carnaval sempre traz, independente do tempo, no passado e no futuro, a conexão.”

Whitney Marjoriê (por Alex Batista)

Sobre a importância de carregar a composição com diversidade – não apenas musical, como também humana e social -, Kalef explica que, para ele, fazer Carnaval é também a realização de um sonho:

“Eu sou um homem gay, negro e periférico, que vem da Bahia para São Paulo com o sonho de estar em vários palcos nesse mundo, inclusive num trio de carnaval, então trouxe um pouco de quem sou, no que gostaria de ouvir e até mesmo produzir quando eu ainda só sonhava em ser artista.”

Quem completa o time de All Stars nessa jornada carnavalesca são as criativas Olivia Ribeiro e Stephany Alves, que protagonizam o clipe de “EmBrasa” ao lado dos três cantores.  Elas tiveram um papel importante na elaboração da identidade visual.

"No fim, Acho que o Carnaval em sua essência é música, batida, ritmos a serem celebrados em festa e confraternização", comemora Nicolas Lee sobre o resultado da track - ao que Whitney Marjoriê concorda: "Eu canto porque a minha alma canta."

"EmBrasa" chegou às plataformas digitais nesta semana; confira abaixo o clipe da track - disponível às 18h desta quinta-feira (8):

Carnaval de (quem) Cria

Whitney, Nicolas Kalef, Olivia e Stephany são apenas alguns dos criadores que integram o time de All Stars da Converse. Ao redor do globo, a marca reforça seu compromisso com a criatividade em suas diversas expressões – e no Brasil não é diferente. A campanha Carnaval de (quem) Cria, promovida pela Converse no Brasil, reúne ainda outras referências, perspectivas e inspirações pessoais também em uma linha exclusiva de produtos.

Campanha Carnaval de (quem) Cria também deu origem a linha de produtos (Divulgação)

Para a coleção temática de 2024, os tênis escolhidos foram o Chuck Taylor All Star Carnaval Preto, Chuck Taylor All Star Move Carnaval Branco, Chuck Taylor All Star Lift Carnaval Preto, Chuck 70 Carnaval Branco e o Chuck 70 Plus Carnaval Branco, todos trazendo uma iconografia que remete às festas de rua dessa época.

Linha de produtos inclui modelos Chuck Taylor All Star Carnaval Preto, Chuck Taylor All Star Move Carnaval Branco, Chuck Taylor All Star Lift Carnaval Preto, Chuck 70 Carnaval Branco e o Chuck 70 Plus Carnaval Branco (Divulgação)

Coleção temática de 2024 traz iconografia que remete às festas de rua dessa época (Divulgação)

Além de estarem disponíveis no site oficial da Converse, a loja da marca no Shopping Cidade São Paulo terá uma ativação de customização de peças nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, das 14h às 18h

Carnaval da Converse ainda vai oferecer customização de modelos no Shopping Cidade São Paulo entre 6 e 8 de fevereiro (Divulgação)

A loja vai oferecer o suporte de dois nomes conhecidos por criarem sobre os sneakers, a designer Maíra Botelho, que há mais de dez anos customiza e repara pares de tênis através de seu projeto Pimp My Sneakers (@pimpmysneakers), e a artista Artetrava (@artetrava), que vai customizar as roupas da Converse através da técnica de pintura livre.

Customização no Shopping Cidade São Paulo fica por conta das artistas Maíra Botelho (Pimp My Sneaker) e Artetrava (Divulgação)