Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Documentário sobre as bandas My Bloody Valentine, Cocteau Twins e Jesus and Mary Chain tem trailer e data de estreia divulgados

Distribuído com dinheiro de financiamento coletivo, Beautiful Noise conta a história do shoegaze

Redação Publicado em 12/05/2014, às 17h16 - Atualizado às 18h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jim Reid - Jesus and Mary Chain  - Branimir Kvartuc/AP
Jim Reid - Jesus and Mary Chain - Branimir Kvartuc/AP

O documentário Beautiful Noise, centrado nas histórias das bandas My Bloody Valentine, Cocteau Twins e The Jesus and Mary Chain (foto), bandas fundamentais do shoegaze, será lançado no dia 31 de maio, no Seattle International Film Festival. O longa traz entrevistas com Wayne Coyne, Trent Reznor, Billy Corgan, Robert Smith e outros artistas que foram influenciados pelo estilo.

Ouça: My Bloody Valentine lança primeiro disco em 22 anos.

O projeto foi a financiamento coletivo em 2012, no Kickstarter, com uma meta de arrecadar US$ 75 mil para licenciamento e distribuição. Mais de 1500 pessoas colaboraram e o documentário angariou quase US$ 10 mil a mais do que o objetivo inicial. O filme se baseia na famosa frase “Eles não venderam muitos discos, mas todas as pessoas que os ouviram montaram uma banda” – comumente utilizada para tratar da influência do Velvet Underground na música – para reforçar a importância do shoegaze na história.

Uma das bandas retratadas no filme, o The Jesus and Mary Chain, toca no Brasil pela terceira vez em maio. No dia 25, o grupo de Jim e William Reid se apresenta no Memorial da América Latina, em São Paulo, no Festival Cultura Inglesa. Dois dias depois, eles seguem para o Rio de Janeiro, como parte do festival Vivo Open Air (veja mais informações aqui).

Além dos três maiores grupos do estilo, Beautiful Noise dá espaço a bandas menores, como Ride, Slowdive, Chapterhouse, Lush, Curve e Swervedriver. A direção fica por conta de Eric Green, enquanto a produção é de Sarah Ogletree. Assista abaixo ao trailer do documentário: