Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Marília Mendonça quebra recordes no streaming com músicas póstumas

Marília Mendonça alcançou a quarta posição na parada Billboard em Brasil Songs e quebra recordes no Spotify com músicas póstumas

Redação Publicado em 18/08/2022, às 12h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marília Mendonça (Foto: Pedro Dimitrow)
Marília Mendonça (Foto: Pedro Dimitrow)

Marília Mendonça continua quebrando recordes mesmo após a sua morte. No dia 22 de julho, o que seria data do seu aniversário, foi lançado o EP póstumo Decretos Reais, Vol. 1, projeto conjunto da família de Mendonça, sua antiga gravadora Som Livre e sua editora WorkShow.

A faixa “Te Amo Demais” alcançou o primeiro lugar na parada Daily Top Artists Brasil do Spotify, e entrou na parada Daily Top Songs Global do Spotify na posição #72, no dia do lançamento. É a primeira vez que uma música de Mendonça atinge o marco (via Billboard).

+++ LEIA MAIS: Marília Mendonça: Rainha da sofrência, compositora se consolidou como uma das mais populares do sertanejo; relembre trajetória

Além do Spotify, a canção também estreou em quarta posição na parada da Billboard em Brasil Songs no dia 6 de agosto, e se manteve até a semana seguinte.

“Independentemente de onde ela teria nascido, Marília teria sido um grande sucesso”, diz Marcelo Soares, o chefe da gravadora à Billboard.
Foto: Pedro Dimitrow

Mendonça também é a primeira artista brasileira a atingir 8 bilhões de streams no Spotify e com mais seguidores na Deezer. Sua carreira ficou marcada como pioneira da música "sofrência" com a faixa "Infiel," e "Sentimento Louco." Quase um ano depois de sua morte, sua música continua reinando no Brasil — no primeiro semestre de 2022 ela foi a artista mais transmitida no Spotify no país.

Seu sucesso abriu caminho para outras artistas femininas no sertanejo, Marília começou sua carreira como compositora de outros artistas – que depois incluiu estrelas como Gusttavo Lima , Jorge & Mateus e Zé Neto & Cristiano.

“Ela se tornou um símbolo de resiliência para as mulheres de todo o país”, diz Soares, referindo-se às letras de muitas das músicas de Mendonça que abordavam o empoderamento e a liberdade femininos.

Marília Mendonça vive 

O EP Decretos Reais, Vol. 1 contém quatro faixas de outros compositores da cena sertaneja e MPB, gravadas em live por Mendonça em maio de 2021. Cada canção foi escolhida a dedo pela Som Livre, WorkShow e a família da cantora.

Segundo Soares, a Som Livre planeja lançar ainda mais músicas póstumas do grande catálogo de composições da cantora: “Esperamos ter algo novo até o final do ano”, diz, acrescentando que os próximos projetos prometem explorar a sofrência com mais intensidade.

A WorkShow, gestora e editora de música sediada em Goiânia, administra o catálogo de músicas de Mendonça. A companhia não abriu quantas composições estão no catálogo da arsitas, no entanto, segundo a apuração da Billboard, Mendonça tem 334 composições e 440 gravações sonoras registradas na Abramus, Associação de direitos autorais de artistas musicais vinculada ao ECAD.