Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Só existem 10 cópias do vinil de God Save The Queen, dos Sex Pistols - e uma está à venda

Exceto essa dezena, todas as cópias do LP foram destruídas pela gravado A&M por medo de publicidade negativa

Redação Publicado em 29/10/2019, às 15h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa de "God Save the Queen" à esquerda e Sex Pistols à direita (Foto 1: Reprodução e Foto 2: AP)
Capa de "God Save the Queen" à esquerda e Sex Pistols à direita (Foto 1: Reprodução e Foto 2: AP)

Uma das cópias raríssimas do disco de vinil de “God Save The Queen”, primeira música dos Sex Pistols, vai à leilão nesta sexta, 1 de novembro. O preço final, de acordo com a NME, deve ficar entre £12 e £15 mil (R$ 61,7 mil a R$ 77,1 mil).

O preço alto é justificado, e a compra, única - só existem 10 discos desses no mundo. “É uma chance de um colecionador ser dono de um pedaço da história da música,” disse Martin Hughes, expert em vinil e leiloeiro. “Tive o privilégio de vender muitos discos raros, mas este com certeza é o mais emocionante de todos.”

+++ LEIA MAIS: Johnny Rotten, do Sex Pistols, causa ao criticar Ramones e Black Flag em evento dedicado ao punk

O single em vinil de “God Save the Queen” tem, de fato, um background emocionante:  todas as cópias (exceto essas 10) foram destruídas pela própria gravadora por causa das atitudes provocadoras dos Sex Pistols em relação ao parlamento e à rainha bretã.

Inicialmente, o lançamento do disco era uma comemoração da banda, pois assinavam o primeiro contrato com uma gravadora (A&M Records). Fizeram disso um evento na frente do Buckingham Palace, morada real da Inglaterra. O título irônico da faixa, porém, não pegou bem - e a publicidade foi negativa.

+++ LEIA MAIS: Supreme lança coleção com ícone do pré-punk The Velvet Underground

Com medo de uma retaliação do mercado, a A&M ordenou a destruição das cópias do vinil e desistiu de promover "God Save The Queen" (os Sex Pistols desfizeram o contrato). Guardaram apenas dez cópias do single nos cofres da gravadora - e, anos depois, esses discos tornaram-se alguns dos mais valiosos para a história da música.