VMA 2017: Kendrick Lamar e Ed Sheeran dominam noite marcada por debates sobre racismo nos EUA e suicídio

Pink e Katy Perry fizeram as grandes apresentações da noite; veja a lista completa de vencedores
  • Imprimir
por Redação
28 de Ago. de 2017 às 01:11

A cerimônia do Video Music Awards 2017 deste ano se inspirou no Grammy e resolveu priorizar performances a entregas de prêmios. A premiação, criada em 1984 pela MTV, é uma das maiores do mundo da música e é conhecida por registrar performances inesquecíveis e discursos polêmicos. Neste ano, a anfitriã foi Katy Perry e a premiação aconteceu na cidade norte-americana de Inglewood, na Califórnia neste domingo, 27.

Taylor Swift enterra suas personas do passado e cutuca Kanye West no clipe de “Look What You Made Me Do”

Dois dos principais nomes da noite foram os primeiros a subir ao palco para mostrar suas criações: Kendrick Lamar, com “DNA.” e “HUMBLE.”, que fazem parte do recém-lançado e aclamado DAMN.; e Ed Sheeran, que tocou o hit “Shape of You” antes de receber Lil Uzi Vert para que os dois cantassem o bem-sucedido single do rapper, “XO TOUR Llif3”. O que há de comum entre essas duas apresentações? Um cenário em chamas.





O primeiro prêmio da noite veio acompanhado por um comentário político de Paris Jackson, que aproveitou a entrega da estatueta de Melhor Clipe Pop ao Fifth Harmony – pelo vídeo de “Down”, parceria com Gucci Mane – para dar uma resposta aos neonazistas e supremacistas brancos que marcharam em Charlottesville, nos Estados Unidos: “Não temos espaço para a violência, o ódio e a discriminação deles. Nós devemos resistir!”

O ritmo frenético de apresentações vistosas e chamativas continuou com Julia Michaels, que mostrou “Issues”, e Shawn Mendes, com “There’s Nothing Holdin’ Me Back”. Lorde subiu ao palco para fazer uma dança conceitual ao som de “Homemade Dynamite”, já que estava com uma gripe terrível e impossibilitada de cantar. O público se mostrou confuso com a performance.



A primeira vez que Jared Leto, frontman do Thirty Seconds to Mars, teve destaque na apresentação foi para oferecer uma importante mensagem e um tributo emocionante a Chris Cornell, do Soundgarden, e Chester Bennington, do Linkin Park, que se suicidaram recentemente. Em seguida, foi exibida a a última apresentação do Linkin Park no VMA, de 2010, quando a banda tocou “The Catalyst”.



A noite escalou com pontos altos graças à renovada Miley Cyrus, que ofereceu uma apresentação refrescante de “Younger Now”, faixa-título do próximo disco da cantora, que promete ser uma verdadeira volta às raízes dela no soft rock. O trabalho sai em 29 de setembro.



Kendrick Lamar ainda levou a estatueta de Melhor Clipe de Hip-Hop, antes de Pink subir ao palco com um delicioso medley dos maiores sucessos da carreira dela – "Get The Party Started", "Raise Your Glass", "So What", "Just Give Me a Reason", "Perfect", "What About Us", "Don't Let Me Get Me", "Blow Me (One Last Kiss)" – e um palco com várias referências aos clipes dela, um prato cheio para qualquer fã da cantora.



Logo após a apresentação, Ellen DeGeneres entregou a maior honraria da noite à Pink, o prêmio Michael Jackson Video Vanguard. A cantora aproveitou o discurso para contar uma história sobre a filha e mandar uma mensagem importante sobre ser como você quer ser, independente de rótulos de gênero.



A Eleven de Stranger Things, a atriz Millie Bobby Brown, ficou encarregada de apresentar um dos mais aguardados prêmios da noite, o de Artista do Ano. O vencedor foi Ed Sheeran, mencionado como “o favorito” da atriz.

O grande prêmio da noite, de Vídeo do Ano, foi entregue por ninguém menos que Gal Gadot, que atualmente encarna a Mulher-Maravilha. Quem levou a estatueta para casa foi Kendrick Lamar, pelo clipe de “HUMBLE.”, o primeiro single de de DAMN..

O encerramento da noite ficou nas mãos da apresentadora Katy Perry, que deixou as formalidades de anfitriã de lado para cantar “Swish Swish” ao lado de de Nicki Minaj.



A noite ainda contou com o prêmio de Melhor Clipe de Música Eletrônica sendo entregue para Alessia Cara, por “Stay”, parceria dela com Zedd; Taylor Swift e Zayn foram escolhidos como a Melhor Colaboração (“I Don’t Wanna Live Forever”); e o status de Melhor Artista Revelação foi para Khalid.

Entre as outras apresentações tivemos a do Fifth Harmony com um medley de “Angel” e “Down”, com participação de Gucci Mane; Demi Lovato mostrando o recém-lançado single “Sorry Not Sorry”; KYLE cantando “iSpy”, originalmente uma colaboração com Lil Yachty; Alessia Cara emocionando com a intimista “Scars To Your Beautiful”; Logic, Alessia Cara e Khalid com “1-800-273-8255”; Thirty Seconds to Mars com a primeira música em quatro anos, “Walk On Water”; e, diretamente de Las Vegas, Rod Stewart e DNCE fazendo juntos uma versão de “Da Ya Think I'm Sexy?”

VMA 2017: lista completa de vencedores nas categorias “artísticas” (sem a parte técnica)

VÍDEO DO ANO
Kendrick Lamar – “HUMBLE.”
Bruno Mars – “24K Magic”
Alessia Cara – "Scars To Your Beautiful"
DJ Khaled ft. Rihanna e Bryson Tiller – "Wild Thoughts"
The Weeknd – "Reminder"

ARTISTA DO ANO
Bruno Mars
Kendrick Lamar
Ed Sheeran
Ariana Grande
The Weeknd
Lorde

MELHOR COLABORAÇÃO
Charlie Puth ft. Selena Gomez – “We Don’t Talk Anymore”
DJ Khaled ft. Rihanna & Bryson Tiller – “Wild Thoughts”
D.R.A.M. ft. Lil Yachty – “Broccoli”
The Chainsmokers ft. Halsey – “Closer”
Calvin Harris ft. Pharrell Williams, Katy Perry & Big Sean – “Feels”
Zayn & Taylor Swift – “I Don’t Wanna Live Forever (Fifty Shades Darker)”

MELHOR CLIPE DE HIP HOP
Kendrick Lamar – “HUMBLE.”
Big Sean – “Bounce Back”
Chance the Rapper – “Same Drugs”
D.R.A.M. ft. Lil Yachty – “Broccoli”
Migos ft. Lil Uzi Vert – “Bad & Boujee”
DJ Khaled ft. Justin Bieber, Quavo, Chance the Rapper & Lil Wayne – “I’m The One”

MELHOR CLIPE POP
Shawn Mendes – “Treat You Better”
Ed Sheeran – “Shape Of You”
Harry Styles – “Sign Of The Times”
Fifth Harmony ft. Gucci Mane – “Down”
Katy Perry ft. Skip Marley – “Chained To The Rhythm”
Miley Cyrus – “Malibu”

MELHOR CLIPE DE ROCK
Coldplay – “A Head Full Of Dreams”
Fall Out Boy – “Young And Menace”
Twenty One Pilots – “Heavydirtysoul”
Green Day – “Bang Bang”
Foo Fighters – “Run”

MELHOR CLIPE DE MÚSICA ELETRÔNICA
Zedd and Alessia Cara – “Stay”
Kygo x Selena Gomez – “It Ain’t Me”
Calvin Harris – “My Way”
Major Lazer ft. Justin Bieber and MØ – “Cold Water”
Afrojack ft. Ty Dolla $ign – “Gone”

MELHOR VÍDEO EM FORMATO LONGO
Kendrick Lamar – “HUMBLE.” (Diretor: Scott Cunningham)
Imagine Dragons – “Thunder” (Diretor: Matthew Wise)
Ed Sheeran – “Castle On The Hill” (Diretor: Steve Annis)
DJ Shadow ft. Run The Jewels – “Nobody Speak” (Diretor: David Proctor)
Halsey – “Now Or Never” (Diretor: Kristof Brandl)

MELHOR VÍDEO DE LUTA CONTRA O SISTEMA
Logic ft. Damian Lemar Hudson – “Black SpiderMan”
The Hamilton Mixtape – “Immigrants (We Get the Job Done)”
Big Sean – “Light”
Alessia Cara – “Scars To Your Beautiful”
Taboo ft. Shailene Woodley – “Stand Up / Stand N Rock #NoDAPL”
John Legend – “Surefire”

MELHOR ARTISTA REVELAÇÃO
Khalid
Kodak Black
SZA
Young M.A
Julia Michaels
Noah Cyrus

Recomendadas