- Angelina Jolie e Vivienne Jolie-Pitt em 'Malévola' (Reprodução)
Mãe e filha

Atravessando gerações: Conheça 10 filmes nos quais mães e filhas trabalharam juntas [LISTA]

Meryl Streep, Uma Thurman e Angelina Jolie foram algumas das atrizes que estrelaram filmes ao lado das filhas

por Heloísa Lisboa (@helocoptero) Publicado em 18/08/2023, às 12h50

Superando quaisquer mommy issues ("problemas com a mãe", em tradução livre), filhas atuaram ao lado das mães em diversas produções do cinema e da televisão. Em alguns casos, a parceria foi repetida mais de uma vez.

A escalação de elencos com atrizes bem íntimas umas das outras pode ter sido uma forma de conferir semelhanças físicas entre personagens que também são mães e filhas, ou até mesmo a versão mais jovem uma da outra. Seriam nepo babies? Não vamos rotular nada por aqui. 

Conheça dez filmes nos quais mães e filhas trabalharam juntas:

1 - Uma Thurman e Maya Hawke

Uma Thurman e Maya Hawke (Pascal Le Segretain/Getty Images)

 

Uma Thurman e Maya Hawke atuaram juntas em The Kill Room, filme que chega nos cinemas dos Estados Unidos em 29 de setembro. Patrice Capullo (Uma Thurman), o assassino de aluguel Reggie Pitt (Joe Manganiello), e o chefe de Reggie, Gordon Davis (Samuel L. Jackson) se juntam em um esquema criminoso. Quando a galeria de arte de Patrice não gera lucro, e Reggie e Gordon precisam lavar o dinheiro que recebem, o trio vê a parceria como uma boa saída. Reggie começa a fazer pinturas para conferir credibilidade às compras e, inesperadamente, torna-se um artista de sucesso. Grace, interpretada por Hawke, é uma das pessoas que querem descobrir quem está por trás dessas obras.

2 - Leslie Mann e Maude + Iris Apatow

Maude Apatow, Iris Apatow e Leslie Mann (Emma McIntyre/Getty Images)

 

Quem pensou que a primeira vez de Maude Apatow nas telinhas foi em Euphoria está muito enganado. A atriz e sua irmã, Iris Apatow, estiveram ao lado da mãe, Leslie Mann, em Ligeiramente Grávidos (2007), Tá Rindo do Quê? (2009) e Bem-vindo aos 40 (2012). Todos esses filmes foram dirigidos por Judd Apatow, marido de Leslie e pai de Maude e Iris.

3 - Carrie Fisher e Billie Lourd

Billie Lourd e Carrie Fisher (Kevin Winter/Getty Images)

 

Billie Lourd, que nasceu muito depois da estreia de Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977), juntou-se à saga audiovisual de George Lucas em 2015, interpretando Lieutenant Connix em Star Wars: O Despertar da Força. Infelizmente, a parceria com Carrie Fisher, a Leia, não durou muito, pois a mãe de Lourd faleceu em 2016. Ainda assim, Billie continuou no elenco, participando de Star Wars: Os Últimos Jedi (2017) e Star Wars: Episódio IX (2019). A atriz chegou a fazer o papel de Leia em uma cena de flashback. O rosto dela foi substituído pelo de Fisher a partir do uso de filmagens de O Retorno de Jedi (1983).

4 - Demi Moore e Rumer Willis

Rumer Willis e Demi Moore (Emma McIntyre/Getty Images)

 

Na infância, Rumer Willis atuou com a mãe, Demi Moore, em Agora e Sempre (1995). As atrizes repetiram a dose no ano seguinte, com Striptease (1996). No fime protagonizado pela mãe, Rumer fez o papel da filha de Moore

Se você reconheceu o sobrenome de Rumer e logo pensou em Bruce Willis, saiba que ela é realmente filha do ator. Os dois também atuaram juntos em Refém (2005).

5 - Angelina Jolie e Vivienne Jolie-Pitt

Angelina Jolie e Vivienne Jolie-Pitt (Tim P. Whitby/Getty Images)

 

Em Malévola (2014), a infância da Bela Adormecida foi vivida por Vivienne Jolie-Pitt. Apesar da decisão parecer fruto de uma espécie de nepotismo, Angelina Jolie explicou, na época, que Vivienne era a única criança que não se assustava com o visual obscuro da mãe.

"Achamos divertido para nossos filhos terem uma participação especial ou se juntarem a nós no set de filmagens, mas não serem atores. Esse não é nosso objetivo", afirmou Jolie ao Entertainment Weekly (via People). "As outras crianças de 3 ou 4 anos não chegavam perto de mim. Precisava ser alguém que gostasse de mim e não tivesse medo dos meus chifres, meus olhos e minhas garras. Então precisou ser Viv."

Já em 2023, Angelina Jolie anunciou que será a principal produtora do musical The Outsiders — adaptação do romance de S.E. Hinton e do filme de Francis Coppola — na Broadway. Jolie confirmou à People que Vivienne, agora com 15 anos, a inspirou e ajudará na execução do projeto como assistente voluntária.

6 - Meryl Streep e Mamie Gummer

Meryl Streep e Mamie Gummer (Christopher Polk/Getty Images)

 

Mamie Gummer interpreta uma barista em O Diabo Veste Prada (2006). A cena, porém, não entrou no corte final do filme. Antes disso, mãe e filha estiveram juntas em A Difícil Arte de Amar (1986), quando Gummer tinha apenas 20 meses. A bebê fez o papel de Annie e apareceu nos créditos como Natalie Stern, uma forma de proteger sua identidade. 

Mais tarde, Ricki and the Flash: De Volta Para Casa (2015) consolidou mais uma parceria entre as duas. No longa-metragem roteirizado por Diablo Cody, Streep interpreta a mãe de Mamie. "Ela não é intimidadora", afirmou Gummer à Variety (via People) sobre atuar ao lado de Meryl.

7 - Tilda Swinton e Honor Byrne

Tilda Swinton e Honor Byrne (Andreas Rentz/Getty Images)

 

Tilda Swinton é, provavelmente, uma das atrizes mais versáteis da atualidade. Passando pelo longa da Marvel Doutor Estranho (2016), o cult Memória (2021), o remake Suspiria (2019), e o famoso Precisamos Falar Sobre o Kevin (2011), até Constantine (2005), interpretando o Anjo Gabriel, Tilda já provou seu talento. Em O Souvenir (2019), Honor Byrne interpreta uma jovem que está em um relacionamento confuso com um homem mais velho. Tilda está no papel da mãe da personagem. Curiosamente, Honor — de 25 anos — é fruto da união, já findada, de Swinton com John Byrne, 20 anos mais velho que Tilda.

8 - Glenn Close e Annie Starke

Glenn Close e Annie Starke (Bennett Raglin/Getty Images)

 

A Esposa (2017) mostra a relação de um casal de idosos que vive conflitos relacionados à carreira do marido. Na adaptação, Glenn Close, sob o papel da esposa Joan, encarna uma mulher que fez grandes sacrifícios ao longo da vida e questiona as próprias escolhas. O drama e os embates retratados no filme não são incomuns na vida real e atravessam diversas gerações de mulheres. Também passando o talento para atuação de geração em geração, Annie Starke faz Joan mais nova no longa-metragem.

"A personagem foi um esforço colaborativo entre minha mãe e eu. Do contrário, seria impossível se não tivéssemos nos sentado e discutido cada nuance, já que interpretamos a mesma personagem", afirmou Starke ao The National (via People).

9 - Diane Ladd e Laura Dern

Diane Ladd e Laura Dern (Kevin Winter/Getty Images)

 

Diane é o nome que a personagem de Laura Dern recebe em Twin Peaks, série de David Lynch e Mark Frost, e é também o nome da mãe da atriz. Elas atuaram juntas em As Noites de Rose (1991), filme que rendeu nomeações ao Oscar para as duas. Em 2011, 20 anos depois, mãe e filha se juntaram novamente na série Enlightened, da HBO.

10 - Blythe Danner e Gwyneth Paltrow

Blythe Danner e Gwyneth Paltrow (Dimitrios Kambouris/Getty Images)

 

Envolvida em julgamento sobre um acidente de esqui, em polêmicas sobre o estilo de vida que leva e até mesmo sobre o aluguel de um quarto na própria casa, Gwyneth Paltrow já esteve mais no meio do cinema do que do da fofoca. Em 1992, ela e a mãe Blythe Danner atuaram na minissérie Cruel Doubt. No drama inspirado na vida de Sylvia PlathSylvia - Paixão Além de Palavras (2003) Danner e Paltrow voltaram a se trombar no cinema.

cinema Angelina Jolie Maya Hawke mãe Meryl Streep filha Laura Dern Carrie Fisher Leslie Mann billie lourd uma thurman glenn close tilda swinton Gwyneth Paltrow mamie gummer demi moore vivienne jolie-pitt Rumer Willis Annie Starke Diane Ladd Maude Blythe Danner Honor Byrne Iris Apatow

Leia também

Jason Momoa e Jack Black celebram aniversário de 15 anos de Minecraft


Emma Stone fará o próximo filme de Yorgos Lanthimos, Bugonia


Última temporada de Stranger Things ganha novas imagens dos bastidores


Cillian Murphy é confirmado em 28 Years Later, sequência de Extermínio


Coppola quer continuar trabalhando em Megalopolis, filme produzido por 40 anos


Led Zeppelin, Bon Jovi e outros novíssimos documentários de rock para colocar no radar