- Martin Scorsese (Foto: Kimberly White/Getty Images)

Martin Scorsese: 5 curiosidades sobre cineasta; desejo de ser padre, amizade com Robert De Niro e mais [LISTA]

A cada filme, Martin Scorsese mostra sua paixão pela arte do cinema — e coleciona fãs pelas suas mais diversas obras

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 17/11/2021, às 19h41

A cada filme, Martin Scorsese mostra sua paixão pela arte de contar histórias no cinema — e coleciona fãs pelas suas mais diversas obras. Eleito o nono maior diretor de todos os tempos pelo British Film Institute, o cineasta nasceu em Nova York, EUA, e completou 79 anos nesta quarta, 17 de novembro. 

Quando jovem, Scorsese frequentou a escola de cinema da Universidade de Nova York, e se destacou ao dirigir o curta-metragem The Big Shave (1969). Desde então, o diretor coleciona sucessos em sua extensa filmografia, como Taxi Driver – Motorista de Táxi (1976), Touro Indomável (1980), Os Bons Companheiros (1990), O Lobo de Wall Street (2013), entre outros.

+++ LEIA MAIS: Por que Martin Scorsese ainda está bravo com edição de Taxi Driver? 

Para comemorar o aniversário de um dos maiores mestres do cinema, confira cinco curiosidades sobre Martin Scorsese, segundo o Screen Rant


Scorsese quase foi padre 

Antes de ser 100% apaixonado por filmes, Scorsese havia treinado para se tornar padre e frequentou uma escola de teologia após se formar no ensino médio. Contudo, ele falhou e desistiu depois de apenas um ano.

+++ LEIA MAIS: Os 7 melhores filmes de Martin Scorsese [LISTA]

“Quando era mais jovem, estava pensando em fazer um filme sobre ser um padre. Eu mesmo queria seguir os passos do Padre Príncipe, por assim dizer, e ser padre. Fui para um seminário preparatório, mas falhei no primeiro ano,” revelou o cineasta em entrevista ao Padre Antonio Spadaro.


O primeiro filme de grande orçamento foi uma bomba

Scorsese já havia feito filmes de sucesso na indústria, como Alice Não Mora Mais Aqui (1974) e o aclamado Taxi Driver: Motorista de Táxi (1976) — mas esses longas não custaram mais de US$ 2 milhões. Com a fama adquirida, o cineasta conseguiu dirigir o primeiro filme de grande orçamento, o musical New York, New York (1977). Contudo, mesmo custando US$ 14 milhões, a produção não foi bem nas bilheterias e nem agradou à crítica.

+++ LEIA MAIS: 5 curiosidades sobre Taxi Driver: de cena improvisada a Robert De Niro como motorista [LISTA]


Foi apresentado a Robert De Niro por meio de Brian De Palma

Uma das parcerias mais conhecidas da história do cinema, Robert De Niro e Scorsese foram apresentados por meio de Brian De Palma, diretor bastante popular e influente, nos anos 1970.


Assistia filmes porque não conseguia praticar esportes

Scorsese sofria de asma quando criança — e isso o impedia de brincar com as crianças da vizinhança. Com isso, ao invés de jogar bola e participar de brincadeiras com os outros, o diretor era mais quieto e escolhia ir ao cinema. Assim, apaixonou-se pela arte de contar histórias nas telonas.

+++ LEIA MAIS: Martin Scorsese cobra governo brasileiro para salvar Cinemateca: ‘Artes são necessidade’


Conheceu colaboradores de longa data na universidade

Após desistir da ideia de ser padre, Scorsese passou a estudar cinema na faculdade de Nova York. Lá, conheceu seus companheiros de longa data, Harvey Keitel e Thelma Schoonmaker, que, posteriormente, trabalhariam no filme de estreia do diretor, Quem Bate à Minha Porta? (1967), e em vários outros. 

oscar cineasta diretor Martin Scorsese Robert De Niro os bons companheiros taxi driver goodfellas Alice Não Mora Mais Aqui gangster Brian De Palma

Leia também

Ryan Gosling admite que gostaria de refazer 'La La Land'; entenda


Rosamund Pike, de Saltburn, entra para o elenco de Truque de Mestre 3


Paul Walter Hauser, de Cruella, entra para o elenco de Quarteto Fantástico


A Maldição de Cinderla, versão sangrenta do clássico, ganha trailer


Kevin Feige não queria que Hugh Jackman voltasse a viver Wolverine; entenda


Neve Campbell sobre negociações para Pânico 7: "Respeito reestabelecido"