- Carrie-Anne Moss e Keanu Reeves em Matrix (Foto: Divulgação)

Matrix: Todos os filmes da franquia, do pior ao melhor [LISTA]

Franquia de sucesso com Keanu Reeves, Matrix se tornou um fenômeno cultural ao apresentar um roteiro complexo cheio de ação

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 02/01/2022, às 13h00 - Atualizado em 22/01/2022, às 10h20

Idealizada pelas irmãs Lilly e Lana Wachowski, Matrix é uma das franquias do cinema mais populares e queridas pelo público. O primeiro filme foi lançado em 1999 e, além de ganhar quatro estatuetas do Oscar, tornou-se um fenômeno cultural ao apresentar uma ficção-científica com roteiro complexo cheio de ação. 

Nos longas, somos apresentados a Neo (Keanu Reeves) e Trinity (Carrie-Anne Moss), que fazem parte da resistência contra a Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas e cria a ilusão de um mundo real. 

+++ LEIA MAIS: Matrix 4: Por que Trinity passou a se chamar Tiffany no filme?

Em 2021, a franquia ganhou mais um longa, Matrix Resurrections (2021). Pensando nisso, confira todos os filmes de Matrix, do pior ao melhor, segundo nota e sinopses do Rotten Tomatoes


Matrix Revolutions (2003) - 35%

"Em uma distopia, Neo, esperança da humanidade, está preso em um mundo limbo. Enquanto isso, a maioria da população permanece em estado de realidade virtual. Os poucos humanos que estão cientes das realidades sombrias tentam desesperadamente conter seus inimigos por tempo suficiente para Neo escapar e salvar o dia, mas as coisas se tornam desastrosas quando o todo-poderoso Agente Smith chega."

+++LEIA MAIS: Matrix 4: 5 perguntas deixadas pelo primeiro trailer - reviravoltas, personagens e mais [LISTA]


Matrix Resurrections (2021) - 65%

"Para descobrir se sua realidade é uma construção física ou mental, o Sr. Anderson, também conhecido como Neo, terá que escolher seguir o coelho branco mais uma vez. Se ele aprendeu alguma coisa, é que a escolha, embora seja uma ilusão, ainda é a única maneira de sair — ou entrar — na Matrix. Neo já sabe o que deve fazer, mas o que ainda não sabe é que a Matrix está mais forte, mais segura e muito mais perigosa do que nunca."


Matrix Reloaded (2003) - 73%

"Os combatentes da liberdade Neo, Trinity e Morpheus continuam a liderar a revolta contra o Exército da Máquina, desencadeando seu arsenal de habilidades extraordinárias e armamento contra as forças sistemáticas de repressão e exploração. Em sua busca para salvar a raça humana da extinção, eles ganham uma visão maior sobre a construção de Matrix e o papel central de Neo no destino da humanidade."

+++LEIA MAIS: Matrix 4: Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss pularam 20 vezes de prédio de 46 andares


Matrix (1999) - 88%

"Neo acredita que Morpheus, considerado o homem mais perigoso vivo, pode responder à sua pergunta — O que é a Matrix? Neo é contatado por Trinity, uma bela estranha que o leva a um submundo, onde conhece Morpheus. Eles lutam uma batalha brutal por suas vidas contra um grupo de agentes secretos cruelmente inteligentes. É uma verdade que pode custar a Neo algo mais precioso do que sua vida."

franquia Keanu Reeves papel will smith matrix Lana Wachowski Lilly Wachowski matrix resurrections ficção-cientifica trinity matrix 4 neo tiffany Carrie-Anne Moss

Leia também

Colleen Hoover elogia atuação de Blake Lively em 'É Assim que Acaba': 'Talento fenomenal'


Godzilla e Kong: O Novo Império ganha data de estreia nos streamings


Lindsay Lohan e Rachel McAdams estão 'interessadas' em fazer sequência de 'Meninas Malvadas', diz site


Martin Freeman reage a cancelamento por cenas de sexo com Jenna Ortega, 31 anos mais nova


Coppola filmou cenas do 11 de setembro para seu novo filme, Megalopolis


Netflix revela primeiras imagens de novo filme da franquia Rua do Medo