- Cena de Rio 2 (Foto: Reprodução /Twitter)

Rio: 5 curiosidades sobre filme que você talvez não saiba - escalação de Bruno Mars, dificuldades nos bastidores e mais [LISTA]

Rio foi lançado em 2011 e, três anos depois, ganhou uma sequência com ainda mais cores e estrelas do cinema e da música

Redação Publicado em 06/12/2021, às 15h01

Com Rio (2011), o diretor brasileiro Carlos Saldanha colocou o Brasil sob os holofotes de Hollywood - e conquistou uma indicação ao Oscar. Após o sucesso, o cineasta deu continuidade ao filme e lançou uma sequência com ainda mais cores e estrelas do cinema e da música.

Os longas-metragens contam a história de Blu, uma arara domesticada que vive grandes aventuras pelo Rio de Janeiro e conhece Jewel, com quem tem três filhos. Juntos, eles vão atrás de uma tribo de araras misteriosa na Amazônia.

+++ LEIA MAIS: O melhor do cinema brasileiro em 2021: 50 filmes para assistir na retrospectiva do SESC

Pensando na animação norte-americana - mas cheia de brasilidade - separamos cinco curiosidades sobre a franquia. Confira:

Rio: Como surgiu o filme?

Em entrevista à Saraiva, Saldanha revelou que o primeiro filme surgiu da vontade de homenagear o Brasil. "Começou com uma vontade pessoal de querer fazer um filme sobre o Brasil, com o Rio de Janeiro. Foi uma coisa muito mais pessoal e interna," disse o diretor.

+++ LEIA MAIS: Wagner Moura quase esteve em Mulher-Maravilha 1984; entenda

Saldanha continuou: "Essa foi a primeira etapa. A segunda etapa é: dentro desse contexto, uma história que me interessava muito na época era sobre os pássaros e o mercado ilegal de aves [...] e ai eu comecei a bolar essa história baseada na minha ideia incial."


Rio: Um filme especial da Blue Sky Studios

De acordo com o IMDb, Rio se destaca na filmografia da Blue Sky Studios por ser o único filme a ter uma sequência - além do clássico A Era Do Gelo (2002).

+++ LEIA MAIS: Sônia Braga: Os 6 melhores filmes da atriz - Bacurau, Extraordinário e mais [LISTA]


Rio 2: Dificuldades nos bastidores

Com um novo filme, surgiram novos desafios. Saldanha contou à agência Efe que teve dificuldades em retratar a Amazônia. "O difícil era recriar o Amazonas. A escala das árvores, da selva, os rios, rápidos, cascatas, plantas, animais... fizemos muito esforço para deixá-lo o mais autêntico, grandioso e divertido possível."


Rio 2: Como Bruno Mars e Janelle Monáe foram escolhidos para o elenco?

O segundo filme traz Bruno Mars e Janelle Monáe no elenco, dois artistas que foram escolhidos para o elenco por causa de um aspecto em comum: o gosto pela música brasileira.

+++ LEIA MAIS: Além do caso Richthofen: 4 crimes brasileiros que chocaram a sociedade [LISTA]

"Queria cantores que conhecessem bem a música brasileira. Janelle eu conheci no Brasil e era um grande amante do samba e da bossa nova. E Bruno vi no Saturday Night Live e me pareceu tão gracioso que adaptamos o personagem à ele. Em princípio ia ser para alguém com a voz mais profunda, mais tipo 'crooner'," disse Saldanha à agência Efe.


Rio: Um filme que pode te ajudar nos estudos

Segundo o Canal do Educador, do Brasil Escola, Rio é um ótimo filme para as salas de aula. A animação retrata o tráfico de animais silvestres por meio da história dos protagonistas - além disso, é possível aprender sobre biologia através dos erros de anatomia dos personagens.

+++ LEIA MAIS: Carla Diaz quer mais true crime brasileiro: ‘Por que não produzir aqui também?’

entretenimento notícia brasil elenco bastidores animação Curiosidades bruno mars dificuldades rio araras carlos saldanha

Leia também

Ryan Gosling admite que gostaria de refazer 'La La Land'; entenda


Rosamund Pike, de Saltburn, entra para o elenco de Truque de Mestre 3


Paul Walter Hauser, de Cruella, entra para o elenco de Quarteto Fantástico


A Maldição de Cinderla, versão sangrenta do clássico, ganha trailer


Kevin Feige não queria que Hugh Jackman voltasse a viver Wolverine; entenda


Neve Campbell sobre negociações para Pânico 7: "Respeito reestabelecido"