- Tubarão (Foto: Reprodução/Universal Studios)

Tubarão: como Steven Spielberg quase arruinou final do filme com cena bizarra?

Clássico do cinema, Tubarão quase teve cena final sombria - e isso teria tornado o filme de Steven Spielberg um fracasso

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 07/09/2021, às 13h30 - Atualizado em 08/09/2021, às 14h10

Tubarão (1975) é um clássico do cinema responsável por alavancar a carreira de Steven Spielberg como diretor. A princípio, o filme terminaria com uma cena sombria de vários tubarões - e isso teria arruinado o longa-metragem. 

O filme é uma adaptação do livro homônimo de Peter Benchley. Muito da história original não fez parte do roteiro de Tubarão, como o final em que Brody (Roy Scheider) e Hooper (Richard Dreyfuss) são comidos após o tubarão atacar a gaiola. 

+++ LEIA MAIS: Tubarão: Como filme seria se fosse feito hoje? Steven Spielberg responde

Spielberg considerou esse final anti-climático, mas insistia na ideia do filme terminar com uma sequência na qual, após Brody matar o tubarão, diversas outras barbatanas e tubarões vêm em sua direção.

Segundo o Screen Rant, a ideia acabaria afetando negativamente a produção. Além de tornar o final mais sombrio, não havia menção de outro tubarão no local e nem era muito plausível a existência de vários tubarões-brancos naquela região. Pensando assim, a cena faltaria com a lógica mostrada no roteiro. 

+++ LEIA MAIS: Por que Steven Spielberg não fez sequência de Tubarão?

Felizmente, Spielberg tomou a melhor decisão - a qual tornou Tubarão um sucesso de crítica, público e o ajudou a alcançar a posição de um dos diretores mais bem-sucedidos da indústria cinematográfica.

Sobre Steven Spielberg

Spielberg nasceu nos EUA, mas foi para Austrália ainda criança. Durante a infância, amava rodar filmes caseiros com as irmãs, e  aos 16 fez seu primeiro filme oficial em uma câmera Super-8. Aos 22, lançou Amblin no Festival de Veneza, oficialmente a estreia profissional.

Em 1975, Tubarão o lançou ao estrelato - e, logo seguiram outros, como Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977), Indiana Jones (1981), E.T. e Poltergeist, ambos de 1982, entre diversos outros. Com 36 filmes no currículo, é o diretor que mais aparece na lista de 100 Melhores Filmes Americanos de Todos os Tempos do American Film Institute.


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!

clássico Steven Spielberg screen rant cena final Tubarão Peter Benchley brody hooper tubarões

Leia também

Emily Blunt fala sobre onde estaria sua personagem em 'O Diabo Veste Prada' atualmente


Wagner Moura protagonizará próximo filme de Kleber Mendonça


Colleen Hoover elogia atuação de Blake Lively em 'É Assim que Acaba': 'Talento fenomenal'


Godzilla e Kong: O Novo Império ganha data de estreia nos streamings


Lindsay Lohan e Rachel McAdams estão 'interessadas' em fazer sequência de 'Meninas Malvadas', diz site


Martin Freeman reage a cancelamento por cenas de sexo com Jenna Ortega, 31 anos mais nova