- Fotografia do ator Ncuti Gatwa, de Sex Education (Foto: Reprodução/ @ncutigatwa)

Doctor Who: Ncuti Gatwa viverá primeiro Doutor gay da série

A informação foi confirmada por Neil Patrick Harris, que integra o elenco da 14ª temporada da produção. Entenda!

Redação Publicado em 03/08/2022, às 17h00

Em maio deste ano, o ator Ncuti Gatwa confirmou que será o mais novo protagonista da próxima temporada de Doctor Who. Agora, em entrevista à Variety, o ator Neil Patrick Harris veio à público para revelar que o 14º Senhor do Tempo interpretado por Gatwa será gay.

Substituindo Jodie Whittaker, Ncuti entra para o elenco de Doctor Who após seu sucesso em Sex Education, da Netflix. O ator é o primeiro protagonista negro na história da série britânica de ficção científica produzida pela BBC.

+++LEIA MAIS: Doctor Who: Ator de Sex Education será o novo protagonista

A notícia sobre a sexualidade do 14º Senhor do Tempo vem pouco depois da atriz Yasmin Finney confirmar que sua personagem na próxima temporada de Doctor Who será trans. A jovem conhecida por seu papel em Heartstopper, também da Netflix, foi confirmada como parte do elenco da produção de ficção científica ainda em maio.

Juntos, Ncuti Gatwa e Yasmin Finney farão história no programa, já que representarão, respectivamente, o primeiro protagonista abertamente gay da série e a primeira companheira trans do Doutor. Ainda assim, é importante pontuar que a representatividade LGBTQIA+ existe no show desde que Russell T. Davies o assumiu em 2005.

+++LEIA MAIS: Doctor Who: Atriz de Heartstopper, Yasmin Finney entra para elenco da série

Nesse sentido, segundo o site CBR, pode-se citar a escalação de John Barrowman, um ator gay, para o papel do Capitão Jack Harkness, primeiro companheiro pansexual do 9º Doutor, interpretado por Christopher Eccleston. Em seguida, veio a atriz bissexual Pearl Mackie como Bill Potts, a companheira lésbica e negra do 12º Doutor de Peter Capaldi — escalada por Steven Moffat, ela quebrou o padrão de mulheres heterossexuais no seriado.

Por fim, Chris Chibnall decidiu que a personagem da 13ª Doutora, interpretada por Jodie Whittaker, seria mais flúida em termos de gênero. Para completar, sua companheira muçulmana, Yasmin "Yaz" Khan (Mandip Gill), era queer e, com o passar da temporada, passou a se sentir cada vez mais atraída pela 13ª Senhora do Tempo, ainda segundo o CBR. 

Não é novidade, portanto, que os responsáveis pela série têm testado diversos tipos de representatividade na produção ao longo dos anos. Por isso, inclusive, a expectativa sobre os personagens de Ncuti Gatwa e Yasmin Finney são ainda mais altas.

 

+++LEIA MAIS: Doctor Who: Hugh Grant responde rumores sobre papel principal na 14ª temporada da série


Doctor Who

Transmitida pela primeira vez em 1963, a série já teve diversos protagonistas e vem conquistando gerações desde então. Sua nova fase deverá ser lançada apenas em 2023 e, enquanto isso, os fãs brasileiros de Doctor Who podem acompanhar as temporadas 11 a 13 disponíveis no catálogo da Globoplay. Relembre a chegada da 13ª Doutora:

série entretenimento notícia queer trans Sex Education gay Ncuti Gatwa Neil Patrick Harris Doctor Who Yasmin Finney

Leia também

Bridgerton ganha homenagem no Rio de Janeiro após estreia da 3ª temporada


"Culminância de uma trilogia", diz produtor sobre 3ª temporada de What If...?


Quando estreiam os episódios finais da 3ª temporada de Bridgerton na Netflix?


Doctor Who 'é como um rito de passagem', diz Golda Rosheuvel


Jessica Biel admite que teria desistido da carreira se 'The Sinner' não tivesse sucesso


Mindy Kaling aconselha estrelas de spin-off de The Office: "Tentem não rir"