- Telefone celular da Apple, empresa proibida de ter app da Bíblia na China (Foto: Reprodução/Twitter)

Por que Apple foi proibida de ter app da Bíblia e Corão na China?

Apple foi obrigada a tirar aplicativo da Bíblia e do Corão, livro sagrado do Islã, da loja de aplicativos App Store na China; entenda

Redação Publicado em 20/10/2021, às 16h03

A multinacional norte-americana de produtos eletrônicos Apple foi obrigada a tirar um aplicativo da Bíblia Sagrada da loja de aplicativos App Store na China, como confirmou a emissora de TV britânica BBC. A empresa também tirou do ar o Quran Majeed, uma das plataformas mais populares do Corão, o livro sagrado do Islã, por supostamente conter textos religiosos ilegais.

Inicialmente, o movimento de censura por parte dos oficiais chineses foi registrado pelo site Apple Censorship, o qual monitora os aplicativos da App Store em todo o mundo. O Quran Majeed é popular entre muçulmanos em todo o globo e tinha quase 150 mil resenhas na loja. Os criadores do app, uma empresa chamada PDMS, disseram, em comunicado oficial: "Segundo a Apple, nosso aplicativo Quran Majeed foi removido da App Store chinesa, pois inclui conteúdos que requerem documentação adicional das autoridades chinesas."

+++LEIA MAIS: SinoVac pediu fim de ataques de governo Bolsonaro à China para evitar atraso de insumos da Coronavac

Apple takes down Koran app in China.

Or, said another way, Apple helps the CCP stamp out religious freedom. Shameful.https://t.co/pM4evFhnx0

— Josh Rogin (@joshrogin) October 15, 2021

Josh Rogin, colunista do jornal The Washington Post e analista político da CNN norte-americana, escreveu sobre a notícia: "Apple tira do ar app do Corão na China. Ou, dito de outra forma, Apple ajuda o Partido Comunista da China a eliminar a liberdade religiosa. Vergonhoso." O governo chinês não respondeu ao pedido de comentário da BBC.

Ainda, a PDMS relatou como tem perto de um milhão de usuários totais na China. O Partido Comunista da China reconhece o Islã como religião oficial, mas o país foi acusado de xenofobia, violão de direitos humanos e até genocídio contra o grupo étnico muçulmano Uigures, que habitam Xinjiang (China).

+++LEIA MAIS: China censura BTS, Lady Gaga e Justin Bieber do especial de Friends; entenda

A Apple também negou comentar a questão, mas direcionou a BBC à política de Direitos Humanos da empresa, que diz: "Somos obrigados a cumprir as leis locais e, às vezes, há questões complexas sobre as quais podemos discordar dos governos."

notícias bíblia Aplicativo Apple china proíbe

Leia também

Bebê Rena, sucesso da Netflix, é realmente baseada em acontecimentos reais?


Documentário "Favela.doc" traz retrato de música e cultura periférica no Brasil


Netflix anuncia Jonathan Bailey, de Bridgerton, no 3º ano de Heartstopper


O dia em que Matt Cameron, do Pearl Jam, recebeu notificação extrajudicial do Kiss


Martha em Bebê Rena, atriz diz que série mostra uma "história de amor inconvencional"


"É triste que as pessoas estejam brincando de detetive", diz estrela de Bebê Rena