- John Lennon e David Bowie no programa The Old Grey Whistle Test (Foto: Reprodução)

David Bowie: Qual hit do cantor foi escrito por John Lennon?

John Lennon, dos Beatles, ajudou David Bowie a compor uma das faixas de maior sucesso do disco Young Americans (1975)

Redação Publicado em 20/09/2021, às 20h38

David Bowie e John Lennon, dois dos nomes mais icônicos da história da música, se conheceram em um hotel em Nova York (EUA) em 1974. Tornaram-se amigos quase instantaneamente e, nos anos que seguiram, também uniram forças para colaborar em canções. Um dos hits do Camaleão do Rock, inclusive, foi escrito pelo ex-Beatle.

Depois do primeiro encontro, a dupla se juntou para uma sessão no estúdio e, um ano mais tarde, o ex-Beatle ajudou a gravar uma das grandes músicas de Bowie, faixa do nono disco de estúdio do artista, Young Americans (1975), de acordo com informações do Express UK. Ao lado do músico Carlos Alomar, Lennon escreveu "Fame," canção que chegaria ao topo da Billboard Hot 100 em 20 de setembro daquele ano.

+++LEIA MAIS: Beatles: O dia em que Paul McCartney, John Lennon e David Bowie quase formaram supergrupo [FLASHBACK]

 

"Quando estávamos no estúdio com John Lennon, perguntei a Carlos: 'Qual era aquele riff que você tinha?' E começou a partir disso," afirmou Bowie em entrevista em 2003. A letra foi baseada em um conflito da vida do autor de "Space Oddity," incentivado pelo ex-Beatle a escrever canções pessoais: "Falávamos sobre empresários e veio disso. Ele me dizia: 'Você está sendo enganado pelo seu empresário atual.'"

De acordo com Bowie, Lennon foi quem abriu sua mente para a ideia de que "todos os empresários são horríveis." O cantor de "Imagine" também atuou como backing vocal em "Fame," a qual se tornou o maior hit do cantor na época — ficou em sétimo lugar na lista dos singles mais vendidos de 1975.

+++LEIA MAIS: 7 colaborações inesquecíveis de David Bowie: de Queen a John Lennon [LISTA]

A questão do empresariamento não era apenas burocrática: Lennon inspirou Bowie a tomar conta das próprias ideias e criatividade. "Comecei a perceber que se você é inteligente, você sabe o seu valor e é criativo, sabe o que quer fazer e para onde quer ir." O ex-Beatle também deu dicas e conselhos sobre compor músicas e no futuro, o Camaleão do Rock o descreveu como "seu maior mentor."

música rock Beatles John Lennon david bowie camaleão do rock imagine space oddity Young Americans fame

Leia também

Johnny Hooker anuncia EP de remixes em comemoração a 20 anos de carreira


Serj Tankian, do System of a Down, anuncia EP solo e single


Living Colour anuncia shows no Brasil; saiba datas e locais


Slipknot confirma oficialmente Eloy Casagrande como novo baterista


Blue Note Rio se transforma em pista de dança em homenagem à Madonna


Rashid se despede da turnê “Movimento Rápido dos Olhos” com show no SESC Pompeia