- Stevie Nicks e Lindsey Buckingham, do Fleetwood Mac (Foto: Noam Galai/Getty Images)

Fleetwood Mac: Stevie Nicks 'quer moldar a banda em sua imagem', diz Lindsey Buckingham

Stevie Nicks e Lindsey Buckingham, do Fleetwood Mac, têm um relacionamento complicado dividido entre altos e baixos dentro e fora da banda

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 09/09/2021, às 17h50

Em preparação para o lançamento das 10 faixas do novo disco e a consequente turnê pelos Estados Unidos, Lindsey Buckingham, ex-vocalista e guitarrista do Fleetwood Mac conversou com a Rolling Stone EUA sobre sua perspectiva atual sobre a vida, o drama do passado e, especialmente, Stevie Nicks. 

Como sempre, desde que se conheceram no Ensino Médio em Atherton, na Califórnia (EUA), na década de 1960, o relacionamento entre Nicks e Buckingham é complicado. Logo depois, envolveram-se romanticamente e gravaram o disco de estreia, Buckingham Nicks (1973), antes de serem recrutados por Mick Fleetwood para entrarem na banda britânica. A dupla dividia os holofotes nos palcos e a maior parte dos solos nas canções. 

+++LEIA MAIS: Há 44 anos, Fleetwood Mac lançava o primeiro single de Rumours, 'Dreams', e vivia um dos principais momentos da carreira [FLASHBACK]


Após o término, fizeram parte da gravação de um dos grandes discos da história da música, Rumours (1977), que contou com conflitos entre todos os integrantes do Fleetwood Mac e canções como "Go Your Own Way" e "Never Going Back Again," com versos claramente demonstrando a intriga entre as duas estrelas. O momento deu origem a décadas de variações entre brigas e alegria protagonizadas por Buckingham e Nicks.

Em 2015, a formação original do Fleetwood Mac se reuniu pela primeira vez em décadas com a volta da tecladista Christine McVie e realizaram uma turnê que arrecadou quase US$ 200 milhões. Depois, McVie se juntou ao ex-marido, John, Fleetwood e Buckingham para um novo disco. "Tudo que precisamos é Stevie, então estaremos prontos," disse o produtor musical Mitchell Froom à Rolling Stone EUA em 2014.

+++LEIA MAIS: Fleetwood Mac não teve nenhum contato com Lindsey Buckingham desde o ataque cardíaco dele, revela Stevie Nicks

Buckingham não tinha muita fé na ex-namorada e companheira de banda: "Dizia a eles: 'Estão se enganando.' Stevie não queria fazer nada disso," afirmou. Estava certo; o disco nunca aconteceu e, de acordo com o guitarrista, a vocalista não retornou, pois "não tinha músicas novas."

Outras pessoas especulavam que Nicks não queria lidar com o comportamento do ex-parceiro. Buckingham diz que isso é "besteira" e foi o seu novo disco que forçou a ruptura. O guitarrista processou o Fleetwood Mac após conflitos referentes a agendamentos de turnês e, segundo ele, a vilã é Nicks: "Quer moldar a banda em sua imagem, [...] se você olhar para a última turnê, é verdade."

+++LEIA MAIS: Qual é o valor da fortuna de cada integrante do Fleetwood Mac?

Por último, Buckingham contou uma história antiga envolvendo ele e a cantora. O guitarrista acredita que parte dos conflitos entre os dois vem do fato dele ter conseguido criar uma família após os 40 anos. Como disse Stevie Nicks à revista em 2015: "Lindsey e eu brincávamos que, quando tivéssemos 90 anos, e todos estivéssem mortos, acabaríamos juntos em uma casa de repouso... Então, quando teve o primeiro filho, [...] eu disse: 'Bom, acho que nunca teremos a casa de repouso.'"

música Stevie Nicks Fleetwood Mac john mcvie christine mcvie rumours mick fleetwood lindsey buckingham

Leia também

Novo single da cantora GIOLI alcança quinto lugar nas paradas


João Rock anuncia 2ª batalha de MCs para edição de 2024


O que faz o jazz ser tão especial, segundo Luedji Luna, Jonathan Ferr e Zudizilla


Assessoria nega participação de Pabllo Vittar em show de Madonna no Rio


C6 Fest divulga horários das apresentações; confira


Anitta irá participar de show da Madonna em Copacabana, afirma jornalista