- Tudo Acontece em Elizabethtown (Foto: Reprodução /Paramount Pictures)

4 filmes que perpetuaram o mito da Manic Pixie Dream Girl [LISTA]

Bonitas, descoladas e totalmente idealizadas, conheça quem são as Manic Pixie Dream Girl

Redação Publicado em 01/04/2021, às 12h46

Uma personagem de beleza única, a qual possui uma personalidade excêntrica, exala independência e conquista facilmente os outros, mas é tão profunda quanto a idealização irreal do protagonista, que normalmente é um homem. 

Lembrou de alguma personagem do cinema com essas características? Bom, elas são conhecidas como Manic Pixie Dream Girl e fizeram sucesso em filmes da década de 2000.

+++ LEIA MAIS: Como filmes adolescentes como 'Barraca do Beijo' falham em representatividade ao repetir o estereótipo sexualizado de personagens não-brancos?

Em 2007, o crítico Nathan Rabin criou o termo após identificar personagens femininas "existem apenas na imaginação febril de diretores-escritores sensíveis para ensinar jovens melancólicos a abraçar a vida e os infinitos mistérios e aventuras dela".

Anos mais tarde, Rabin se desculpou por ter criado o termo, que passou a ser criticado por mirar nas particularidades femininas - afinal, foi criado e estigmatizado por homens. 

+++LEIA MAIS: Machismo, sexualização e assédio: 6 problemas de Barraca do Beijo 2 que precisam ser discutidos

Basicamente, a Manic Pixie Dream Girl move o personagem principal, mas está longe de ser a protagonista da história - aliás, muitas vezes, conhecemos pouco sobre ela e a visão de mundo dela.

Pensando nisso, listamos quatro filmes que perpetuaram o mito da Manic Pixie Dream Girl. Confira: 

+++LEIA MAIS: Por que é importante repensar no machismo em séries antigas como Friends e How I Met Your Mother? [ANÁLISE]

Garden State (2004)

Em Garden State, Natalie Portman é uma jovem com personalidade vibrante que se envolve com um ator após ele voltar para Garden State devido à morte da mãe dele. Conforme se conhecem, o protagonista enfrenta dilemas do passado e decide tomar um novo rumo. 


Tudo Acontece em Elizabethtown (2005)

Claire (Kirsten Dunst) é uma aeromoça que imediatamente se interessa pelo designer recém-desempregado Drew (Orlando Bloom)durante um voo. Claire decide acompanhar Drew no funeral do pai dele e transforma a vida do rapaz ao inspirá-lo a ver as coisas por outra perspectiva. (Foto: Reprodução /Paramount Pictures)

+++LEIA MAIS: Por que filmes com relacionamentos abusivos e tóxicos como 365 Dias e 50 Tons de Cinza ainda ganham tanto destaque? [ANÁLISE]


(500) Dias Com Ela (2009)

Summer (Zooey Deschanel) é colega de trabalho de Tom (Joseph Gordon-Levitt), que se apaixona rapidamente por ela. Os dois começam um relacionamento e Tom precisa lidar com o fato de que as expectativas dele nem sempre são compatíveis com a realidade.


Scott Pilgrim contra o Mundo (2010)

Muitas pessoas consideram Ramona Flowers (Mary Elizabeth Winstead) uma Manic Pixie Dream Girl. Outros acreditam que Scott Pilgrim era quem colocava a personagem nesta caixinha. Ramona é descolada, possui um cabelo singular, atrai os mais diversos olhares e é desejada pelo jovem protagonista, que precisa enfrentar os ex-namorados dela para continuar o relacionamento com ela. 

+++ LEIA MAIS: Sexismo, abuso e cyberbullying: A Netflix não cansa de errar nos filmes adolescentes [ANÁLISE]


 

filmes notícia cinema LISTA personagens scott pilgrim contra o mundo 500 dias com ela longa-metragem garden state manic pixie dream girls Tudo Acontece em Elizabethtown

Leia também

Esmir Filho, diretor de Homem com H, lamenta queda de ponte no RS


Planet Hemp fará show especial e gravação de DVD comemorativo de 30 anos da banda


Furiosa: George Miller sugere que prequela de Mad Max pode ganhar sequência


Dan Schneider processa produtores de Quiet on Set: O Lado Sombrio da TV Infantil


And Just Like That...: Rosie O'Donnell estará na terceira temporada da série


Daniel Radcliffe comenta postura antitrans de J.K. Rowling: 'Me deixa muito triste'