- Daniel Day-Lewis em Lincoln, Sangue Negro e Trama Fantasma (Fotos: Divulgação)

5 papéis icônicos de Daniel Day-Lewis: de Sangue Negro a Lincoln [LISTA]

Um dos recordistas do Oscar, o artista possui três estatuetas de Melhor Ator

Vitória Campos (sob supervisão de Camilla Millan) Publicado em 29/04/2021, às 17h57

Daniel Day-Lewis nasceu em Londres, Reino Unido, e completa 64 anos nesta quinta, 29 de abril. O astro é filho de uma atriz e de um poeta, e quando jovem, costumava alternar entre o teatro e o cinema. 

É conhecido por utilizar “o método” na hora de atuar. A técnica consiste em não sair do personagem nem durante as pausas das filmagens. É como se o ator desenvolvesse os sentimentos e pensamentos de quem está interpretando, e ambos se tornassem a mesma pessoa. 

+++ LEIA MAIS: Os 20 melhores atores do Oscar nas últimas duas décadas, do pior ao melhor, de Leonardo DiCaprio a Jamie Foxx [LISTA]

Day-Lewis também é um dos recordistas do Oscar: é o homem com mais prêmios de Melhor Ator até hoje. Possui três estatuetas da categoria principal de atuação, por Meu Pé Esquerdo (1989), Sangue Negro (2007) e Lincoln (2012). Além disso, foi indicado seis vezes no total. 

Para comemorar o aniversário de uns dos maiores atores da atualidade, confira cinco papéis icônicos da carreira de Daniel Day-Lewis:

+++ LEIA MAIS: Os 7 melhores filmes de Martin Scorsese [LISTA]


Meu Pé Esquerdo (1989)

Daniel Day-Lewis ganhou o primeiro Oscar de Melhor Ator com Meu Pé Esquerdo (1990), no qual interpreta um humilde menino irlandês com paralisia cerebral, chamado Christy Brown. Devido à deficiência, perdeu todos os movimentos do corpo, menos do pé esquerdo. Isso não o impediu de se tornar um escritor e pintor utilizando esse único membro. 


Gangues de Nova York (2003)

No filme de Martin Scorsese com Leonardo DiCaprio e Cameron Diaz, Day-Lewis dá vida a William "The Butcher" Cutting. O personagem é líder de uma gangue violenta na cidade de Nova York, EUA, e corre perigo quando um jovem procura vingança contra a morte do pai. No entanto, fica dividido entre o ódio e admiração pelo carismático gângster. 

+++ LEIA MAIS: Martin Scorsese critica plataformas de streaming: 'A arte é sistematicamente desvalorizada'


Sangue Negro (2007)

Sangue Negro (2007) é um clássico de Paul Thomas Anderson, o qual rendeu o segundo Oscar de atuação a Daniel Day-Lewis. O drama épico conta a história de um minerador de prata falido que, ao lado do filho, busca de enriquecer com poços de petróleo. Eles se mudam para uma pequena cidade chamada Little Boston, na qual o minerador precisa bater de frente com o pastor para conseguir alcançar os objetivos. 


Lincoln (2012)

Responsável pelo terceiro Oscar do ator, a produção dirigida por Steven Spielberg tem Daniel Day-Lewis caracterizado como o ex-presidente Abraham Lincoln. O drama biográfico se passa durante a Guerra Civil dos Estados Unidos e mostra o ex-presidente em uma batalha difícil em Washington, EUA. 

+++ LEIA MAIS: Todos os filmes do Leonardo DiCaprio, do pior para o melhor


Trama Fantasma (2018)

Outra parceria do ator com Paul Thomas Anderson, Trama Fantasma (2018) é um dos filmes mais refinados e elegantes da carreira de Day-Lewis. Nele, interpreta Reynolds Woodcock, um renomado estilista inspirado pelas mulheres que entram e saem da vida do artista. Após as gravações, Day-Lewis revelou o desejo de se aposentar, tornando o filme, provavelmente, o último trabalho do ator. 


+++ FBC E VHOOR | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

oscar notícias dicaprio método Steven Spielberg Daniel Day-Lewis Sangue Negro Paul Thomas Anderson Melhor Ator trama fantasma Scorsese Gangues de Nova York meu pé esquerdo lincoln

Leia também

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper 'a frente do tempo e fora da curva'


Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos