- Cena de Parasita, dirigido por Bong Joon Ho (Foto: Reprodução)

6 filmes para entender Bong Joon Ho, o diretor de Parasita

De Okja a Expresso do Amanhã: conheça as outras obras dirigidas pelo premiado cineasta

Redação Publicado em 11/02/2020, às 15h45 - Atualizado às 15h46

A produção sul-coreana de Bong Joon-ho entrou para a história no último domingo, 9, ao ser o primeiro filme não-americano a conquistar a principal estatueta do Oscar. Parasita saiu premiado da cerimônia nas principais categorias entre elas: Melhor Filme, Melhor Direção, Filme Internacional e Roteiro Original. 

+++LEIA MAIS: Parasita entra para a história e se consagra o grande vencedor do Oscar 2020 com 4 prêmios

Com uma história inteiramente surpreendente e bem executada, o filme narra a vida de duas famílias sul-coreanas: os Kim, que vivem em um minúsculo e sombrio apartamento semi subterrâneo, e os Park que vivem em uma luxuosa mansão nas montanhas de Seul. Joon-ho, responsável pelo feito, admitiu que o roteiro foi inspirado na própria vida. 

+++ LEIA MAIS: 13 curiosidades sobre Parasita que você não sabia: tudo sobre o vencedor do Oscar 2020

Pensando nisso, decidimos reunir mais seis filmes dirigidos pelo cineasta. Veja abaixo: 

Cão Que Ladra Não Morde (2000)

A produção gira em torno de Ko Yun-ju (Lee Sung-jae), um professor universitário que está desempregado há meses, enquanto a esposa, grávida, trabalha e o sustenta. Frustrado com a vida profissional e pessoal, ele passa a se incomodar também com o cão do vizinho que late constantemente. Irritado, o personagem decide encontrar o animal para dar tentar resolver a situação, mas as coisas não saem como ele havia planejado. 


Memórias de um Assassino (2003)

A segunda produção de Bong é baseada na história de um serial-killer da Coreia do Sul. Apontado como o primeiro caso do país, o homem atacou várias pessoas entre 1986 e 1991. 

Durante a narrativa, dois detetives se unem a um profissional da capital do país para investigar uma série de mortes de garotas jovens. A história, que remete a Fargo (1996), levanta questões de tortura e abuso policial. 


O Hospedeiro (2006)

Com essa produção, o diretor se consolidou internacionalmente com a estreia no Festival de Cannes. O Hospedeiro reúne terror, ficção científica e humor ao contar a história de uma criatura que surgiu devido à poluição de uma indústria química, que emerge do rio Han, em Seul. 

Depois de ter a filha (Ko Ah-sung) ser engolida pelo monstro, a família de Gang-Du Park (Song Kang-ho) tenta derrotá-lo enquanto os cidadãos sul-coreanos se revoltam contra o descaso do governo. 


Mother – A Busca Pela Verdade (2009)

Neste filme acompanhamos a história de uma mãe solteira que cuida do filho, de 27 anos, que possui problemas mentais. Devida tamanha dependência, ele ainda é tratado como se fosse uma criança. 

No entanto, em uma noite, o filho segue uma estudante de colegial, ao que é mostrado no filme, nada acontece. Porém, no dia seguinte, ela é dada como morta e o rapaz acusado de assassinato. Certa de que o filho não tem culpa, ela decide investigar por conta própria para achar o verdadeiro culpado.


Expresso do Amanhã (2013)

Baseada na graphic novel francesa Le Transperceneige, de Jacques Lob, Benjamin Legrand e Jean-Marc Rochette, Bong chegou a Hollywood com essa ficção científica. 

Com elenco de peso (Chris Evans, Tilda Swinton e Octavia Spencer), Expresso do Amanhã ilustra um futuro em que experiências científicas fizeram o planeta entrar em uma nova era do gelo. 

Os cidadães que sobreviveram se tornaram tripulantes de um trem que passará dando voltas no globo terrestre. No entanto, o transporte foi dividido em classes: a primeira, vive-se de forma confortável e com comida em abundância; na segunda, a alimentação é racionada e há a necessidade de submissão. 


Okja (2017)

Okja foi uma das produções mais comentadas e favoritas na disputa pela Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2017. A produção foi alvo de polêmica por ter estreado diretamente no serviço de streaming, Netflix, e não ter passado por um circuito comercial de cinema. 

O longa é uma fantasia sobre uma garota (Ahn Seo-hyun) que luta para impedir que uma criatura gigantesca seja raptada por uma multinacional. O diretor envia várias mensagens a favor do meio ambiente e contra o capitalismo na produção. 


+++ A MALDIÇÃO DO CORINGA, COM JOAQUIN PHOENIX, HEATH LEDGER, JACK NICHOLSON E MAIS:

filme netflix oscar cinema notícias família premiação Coreia do Sul coreia vida real porão Bong Joon-Ho Parasita expresso do amanhã okja Oscar 2020

Leia também

Lucas Silveira, da Fresno, anuncia live beneficente para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul


Kevin Spacey fala sobre novas acusações de agressão sexual: ‘Fui promíscuo, sedutor… definitivamente persistente’


Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'