Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Coringa, 1917, Parasita e mais: Conheça todos os indicados a melhor filme do Oscar 2020

Nesta segunda, 13, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a lista com as produções que vão disputar o prêmio mais prestigiado da cerimônia

Redação Publicado em 13/01/2020, às 16h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joaquin Phoenix (Foto: Reprodução / Warner), George MacKay em 1917 (Foto: Francois Duhamel / Universal Pictures) e Parasita (Foto: Reprodução)
Joaquin Phoenix (Foto: Reprodução / Warner), George MacKay em 1917 (Foto: Francois Duhamel / Universal Pictures) e Parasita (Foto: Reprodução)

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta segunda, 13, os indicados ao Oscar 2020. Neste ano, pela primeira vez na história da premiação, uma produção baseada em HQ lidera a lista com 11 nominações: Coringa.

O filme que remonta a história do Palhaço do Crime conta com Joaquin Phoenix para Melhor Ator - que já levou o prêmio no Globo de Ouro pelo papel, Todd Phillips e Scott Silver para Melhor Roteiro Adaptado e Todd Phillips para Melhor Diretor, além da indicação a Melhor Filme, a estatueta mais prestigiada da cerimônia. 

Além da superprodução do anti-herói, o vencedor do Globo de Ouro, 1917, está na segunda posição com 10 indicações seguido de Era Uma Vez Em... Hollywood, de Quentin Tarantino

Adoráveis Mulheres, inspirado no livro Mulherzinhas, de Louisa May Alcott, lançado há mais de 150 anos está na lista com sete indicações. 

Enquanto Parasita, vencedor do Palma de Ouro em Cannes em 2019 e do Globo de Ouro como Melhor Filme Estrangeiro deste ano, concorre a seis estatuetas. A comédia JoJo Rabbit também coleciona seis indicações, assim como História de um Casamento, drama estrelado Scarlett Johansson e Adam Driver

Ford vs Ferrari, que narra a história do designer automotivo americano Carroll Shelby e o piloto britânico Ken Miles, concorre à quatro estatuetas. 

Leia abaixo um pouco mais sobre cada uma das produções que podem ganhar como Melhor Filme: 

Coringa 

Aclamado pela crítica desde a estreia, Coringa é a produção que mais recebeu indicações no Oscar e nas demais premiações como o BAFTA 2020. 

+++ LEIA MAIS: BAFTA evidencia falta de diversidade no cinema; 18 atores indicados são brancos e nenhuma diretora foi escalada

Dirigido por Todd Phillips e estrelado por Joaquin Phoenix, o filme narra a história do comediante falido Arthur Fleck pelas ruas de Gotham City. Vítima de constante violências e abusos, Fleck começa a ficar louco e se transforma no crimonoso Coringa

A atuação de Phoenix foi altamente aclamada pelo público e veículos especializados. 

+++ LEIA MAIS: Joaquin Phoenix era subornado com bolachas para ficar no set de Coringa - e detestava ser tocado

Assista ao trailer abaixo:


1917 

1917 se passa na Primeira Guerra Mundial e narra a história de dois soldados britânicos, interpretados por Schofield (George MacKay, de Capitão Fantástico) e Blake (Dean-Charles Chapman, de Game of Thrones) que precisam atravessar o território alemão com uma mensagem que pode impedir que um ataque mate milhares de pessoas. 

A produção é roteirizada por Sam Mendes e Krysty Wilson-Cairns. Além de assinar o roteiro, Mendes assume a direção do filme. O cineasta já recebeu um Oscar pela produção Beleza Americana (2000) e encabeçou títulos como 007 - Operação Skyfall e 007 Contra Spectre

O elenco ainda conta com grandes nomes como Benedict Cumberbatch, Mark Strong, Richard Madden, Colin Firth e Andrew Scott.

Assista ao trailer: 


Era Uma Vez Em... Hollywood 

A comédia de Quentin Tarantino se passa em Los Angeles na década de 1969 e acompanha a história de um astro em decadência Rick Dalton, interpretado por Leonardo DiCaprio, e o dublê Cliff Booth, vivido por Brad Pitt. Paralelamente, a história de Sharon Tate (Margot Robbie) e a trágica história da seita de Charles Manson que assombrou a cultura americana. 

+++ LEIA MAIS: Quentin Tarantino revela 7 detalhes precisos sobre os assassinatos de Charles Manson em Era Uma Vez em Hollywood

Assista ao trailer: 


Adoráveis Mulheres

Adoráveis Mulheres é a sexta adaptação do romance Mulherzinhas, da escritora Louisa May Alcott. A história já foi interpretada em várias peças de teatro, óperas e séries.

Com mais de 150 anos de narrativa, o filme acompanha o crescimento das quatro “irmãs March”, Jo, Beth, Meg e Amy, durante o período da Guerra Civil americana (1861 – 1865). 

+++ LEIA MAIS: Como David Bowie influenciou Adoráveis Mulheres, novo filme de Emma Watson?

Neste momento, o pai para a guerra, enquanto as irmãs e a mãe precisam tentar sobreviver em um munto no qual as mulheres não eram respeitadas. Donas de personalidades e desejos diferentes, as personagens vivem a vida a adulta com apenas uma coisa em comum: serem o que quiserem ser, sem se preocupar com imposições feitas pela sociedade. 

Além disso, Adoráveis Mulheres narra tragédias familiares, rivalidades românticas e falta de dinheiro. O filme é dirigido por Gillian Armstrong

Assista ao trailer: 


Parasita

O filme de Bong Joon-Ho foi destaque nas três categorias mais importantes da premiação: Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro Original. Além disso, a produção também foi indicada a Melhor Filme Internacional, Melhor Direção de Arte e Melhor Edição. 

Parasita é o primeiro filme sul-coreano é o primeiro da história a ser indicado as principais categorias. A produção já venceu o Globo de Ouro como Melhor Filme em Língua Estrangeira e foi altamente elogiado pela crítica especializada. 

+++ LEIA MAIS: Oscar 2020: Confira a lista completa de indicados

A narrativa gira em torno de uma família sul-coreana à beira da miséria que se infiltra em uma família rica. O elenco conta com Kang-Ho Song, Woo-sik Choi, Park So-Dam.

O sucesso foi tão grande que o longa está sendo cotado para virar uma série na HBO, segundo a Variety

Assista ao trailer abaixo: 


Jojo Rabbit 

Jojo Rabbit acompanha a história de um garoto alemão solitário, Jojo (Roman Griffin Davis), que descobre que a mãe (Scarlett Johansson), está esncondendo uma garota judia no sótão. 

Ajudado pelo amigo imaginário, Adolf Hitler (Taika Waitit), Jojo tem que enfrentar o nacionalismo cedo enquanto a Segunda Guerra Mundial acontece. 

+++ LEIA MAIS: Review: Jojo Rabbit: uma comédia sobre Hitler e o Holocausto - mas com sentimentos

Dirigido, roteirizado e produzido por Taika Waititi, o filme possui 79% de aprovação no Rotten Tomatoes. 

Assista ao trailer abaixo: 


História De Um Casamento 

Nesta comédia dramática escrita por Noah Baumbach, Scarlett Johansson (Nicole), ao lado de Adam Driver (Charlie), faz um retrato sensível e pungente de um casal lidando com a separação e a disputa pela guarda do filho.

No Globo de Ouro, a produção apareceu seis vezes na disputa, incluindo nas categorias de  Melhor Drama, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Roteiro, Melhor Trilha-Sonora, Melhor Atriz Coadjuvante (Laura Dern) vencendo apenas a última. 

+++ LEIA MAIS: Adam Driver abandona entrevista após ouvir canção de História de um Casamento

Aclamado pela crítica especializada, o filme está disponível no catálogo da Netflix. 

Assista ao trailer abaixo: 


Ford vs Ferrari

Produção protagonizada por vencedores do Oscar, Matt Damon e Christian Bale estrelam em Ford Vs Ferrari.

O filme narra a história do designer automotivo americano Carroll Shelby (Damon) e do piloto britânico Ken Miles (Bale). Juntos, os personagens lutam contra o mundo corporatívo e questões pessoais para construir um carro revolucionário para a Ford Motor Company e derrotar os carros dominantes da época, Enzo Ferrari, nas 24 horas de Le Mans, na França em 1966.

Assista ao trailer abaixo: 


+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'