- Criminal Minds (Foto: Divulgação / CBS)

Disney é acusada de encobrir assédio sexual no set de Criminal Minds durante 14 anos

De acordo com o processo, diversos executivos sabiam do caso - mas não fizeram nada

Redação Publicado em 26/05/2020, às 17h35

Depois de mais de 14 anos no ar e poucos meses depois da conclusão, Criminal Minds teve diversos problemas expostos. De acordo com Deadline, o Departamento do Trabalho e Habitação da Califórnia apresentou um processo contra executivos da Disney, CBS e Pretorian por encobrir abuso sexual e discriminação.

De acordo com a organização, o diretor de fotografia Gregory St. Johns, responsável pela produção conjunta de Criminal Minds entre a Disney e ABC-CBS, passou 14 anos “envolvido em abuso sexual, discriminação e retaliação contra pessoas trabalhando nos sets do programa, incluindo, mas não limitando-se a, pessoas da equipe de produção,” afirma o documento apresentado à Suprema Corte de LA.

+++ LEIA MAIS: 'Não transo com judiais e asiáticas,' disse Harvey Weinstein antes de abusar de assistente chinesa

O relato ainda afirma como “a conduta de St. Johns era desenfreada, frequente, e escancarada,” o que ajudou a criar um “ambiente de trabalho intimidador, hostil e ofensivo” no set de Criminal Minds. No documento, há relatos de que diversas pessoas da equipe de produção sabiam do caso e acobertavam.

Algumas das pessoas citadas por nome e acusadas de “proteger” o suposto abusador estão Erica Messer, showrunner; Harry Bring e John Breen Frazier, produtores executivos; o diretor Glenn Kershaw e Stacey Beneville, assistente de produção.

+++ LEIA MAIS: 13 atores e cineastas 'queridos' acusados de assédio e abuso sexual: De Ben Affleck a Morgan Freeman [LISTA]

 “Eles não só tinham conhecimento, mas permitiam [a conduta abusiva],” acusa o documento. “Não tomaram medidas para prevenir abuso sexual e discriminação, nem tomaram medidas corretivas. No lugar disso, os executivos demitiam qualquer um que resistisse ou tacitamente evadisse os avanços e abusos.

O Deadline procurou a CBS, a Disney e os estúdios ABC, mas nenhum deles quis comentar sobre o processo.

sexual Disney abuso ABC criminal minds encobrir

Leia também

Madonna compartilha memes brasileiros nos stories do Instagram


Cher gosta de namorar homens mais jovens porque os mais velhos estão mortos


Madonna no Rio: Rita Wainer faz intervenção artística no perímetro do show


Criador de Peaky Blinders confirma início das gravações do filme em setembro


Bruno Mars fará shows no Brasil em 2024, diz jornalista


Keke Palmer e SZA estrelarão comédia produzida por Issa Rae