Pharrell Williams - Matt Sayles/AP

Fãs iranianos de Pharrell são presos por dançar o hit “Happy” em um clipe amador

Grupo precisou pedir desculpas em cadeia nacional; chefe de polícia do país considerou o vídeo “vulgar”

Rolling Stone EUA Publicado em 21/05/2014, às 13h22 - Atualizado às 19h55

Por meses, os fãs de Pharrell vêm espalhando a felicidade ao redor do planeta com vídeos amadores com a música “Happy”. No Irã, contudo, seis jovens que criaram um clipe desses foram presos e forçados a pedir desculpas em rede nacional. As informações são do The New York Times.

Pharrell Williams chora ao assistir vídeos inspirados na música “Happy”.

O vídeo, chamado “Happy in Tehran”, foi publicado no YouTube em abril deste ano e conseguiu 165 mil visualizações, chamando atenção internacional em sites de notícias e de entretenimento. Ao saber do clipe, a polícia local humilhou os autores, os prendeu e os fez pedir desculpas em transmissão de TV. De acordo com a Australian Broadcasting Corporation, Hossein Sajedinia, chefe de polícia do Irã, classificou o clipe como “vulgar” e responsável por “ferir a pureza do público”. Os jovens já foram soltos.

Em um vídeo editado com a confissão dos jovens, eles afirmam que foram enganados quando o gravaram e não sabiam que o vídeo seria publicado na internet. “Disseram-me que era um trecho de um filme e que tinham permissão isso”, diz um dos rapazes.

Depois do Simply Red, o brasileiro Heitor Pereira se dedica a compor para o cinema.

A ação irritou a população iraniana e, ironicamente, vai contra um recente discurso do presidente do país Hassan Rouhani sobre aceitar o poder da internet e como isso levar a cultura local adiante. “Nós devemos reconhecer o direito dos nossos cidadãos em se conectarem com a rede mundial de computadores”, disse o presidente, de acordo com a agência de notícias IRNA. “Por que somos tão instáveis? Por que nos escondemos em um canto, agarrando-nos a um escudo e a uma espada de madeira, para que não sejamos acertados por uma bala nessa luta pela cultura?”

Em abril, em uma entrevista a um jornalista iraniano do site IranWire, uma das dançarinas disse que as mulheres que aparecem no clipe “cobriram os cabelos com uma peruca”, para que não ferissem o código do islamismo. O objetivo do vídeo, segundo contou ela, era promover a esperança e “dizer ao mundo que o Irã é um lugar melhor do que eles imaginam”.

Benfeitores da música: dez artistas que dedicam tempo e dinheiro a causas humanitárias.

Pharrell, criador da canção, expressou seu descontentamento com o acontecido nesta terça-feira, 20, através do Twitter. “É mais do que triste. Essas crianças foram presas por tentar espalhar a alegria”.

Abaixo, o vídeo pelo qual os jovens foram presos no Irã:

música disco álbum lançamento novo Irã presas pharrell williams faixas pharrell jovens happy girl

Leia também

Madonna compartilha memes brasileiros nos stories do Instagram


Cher gosta de namorar homens mais jovens porque os mais velhos estão mortos


Madonna no Rio: Rita Wainer faz intervenção artística no perímetro do show


Criador de Peaky Blinders confirma início das gravações do filme em setembro


Bruno Mars fará shows no Brasil em 2024, diz jornalista


Keke Palmer e SZA estrelarão comédia produzida por Issa Rae