- J.K. Rowling em tapete vermelho (Foto: Getty Images)

J.K. Rowling recebe ameaças nas redes sociais e é defendida pela Warner Bros.

Criadora do universo de Harry Potter, J.K. Rowling foi ameaçada após declarar apoio ao escritor Salman Rushdie. Entenda a polêmica

Redação Publicado em 18/08/2022, às 13h30

Na última sexta-feira, 12, o autor Salman Rushdie foi atacado antes de uma palestra e, em suas redes sociais, a escritora J.K. Rowling se solidarizou com o ocorrido. Mais tarde, no entanto, a criadora do universo de Harry Potter começou a receber ameaças online e, agora, a Warner Bros. Discovery partiu em sua defesa.

A recente polêmica começou na última semana, depois que Salman Rushdie, de 75 anos, foi atacado com facadas em Nova York, nos Estados Unidos. Abalada com a situação, J.K. Rowling comentou o ocorrido em suas redes sociais, declarando apoio ao autor e afirmando estar preocupada com seu estado de saúde.

+++LEIA MAIS: Autor Salman Rushdie é esfaqueado antes de palestra nos Estados Unidos

O problema é que, já envolvida em diversas polêmicas após suas críticas à comunidade LGBTQIA+, J.K. Rowling começou a receber ameaças pela internet. Em seu Twitter, por exemplo, a escritora compartilhou uma das mensagens que recebeu e pediu ajuda para a polícia. No texto, a pessoa havia ameaçado a vida de Rowling: "Você será a próxima”.

.@TwitterSupport any chance of some support? pic.twitter.com/AoeCzmTKaU

— J.K. Rowling (@jk_rowling) August 13, 2022

Foi então que a Warner Bros. entrou em cena, partindo em defesa da autora. Afirmando acreditar na liberdade de expressão e no “discurso pacífico”, o grupo declarou apoio “àqueles que falam sobre suas ideologias em público”.

+++LEIA MAIS: Jogo de Quadribol tem nome alterado para se desvincular de J.K. Rowling

A Warner Bros. Discovery condena veemente as ameaças feitas contra J. K. Rowling”, afirmou o estúdio. “Estamos do lado dela e de outros autores, contadores de história e criadores que, corajosamente, expõem sua criatividade e suas opiniões.”

Em seguida, a Warner ainda comentou o ataque sofrido pelo autor na última semana. “Nossos pensamentos estão com Salman Rushdie e sua família depois do ato de violência em Nova York”, afirmou a nota oficial. “A empresa condena fortemente qualquer tipo de ameaça, violência ou intimidação quando opiniões, crenças e pensamentos divergem.”

+++LEIA MAIS: J.K. Rowling zomba de publicação em prol da comunidade LGBTQ+; entenda


O ataque contra Rushdie

Famoso por seus romances, Salman Rushdie foi atacado na última sexta-feira, 12, por volta das 10h30 da manhã no horário local. Após o ocorrido, o escritor foi rapidamente socorrido e, com diversas facadas espalhadas pelo corpo, incluindo na área do pescoço, foi levado às pressas para o hospital. Aos 75 anos, segue internado em estado grave.

Rushdie atualmente vive sob guarda policial do Reino Unido, depois que se tornou um alvo das autoridades iranianas em 1988. Naquele ano, o autor lançou Os Versos Satânicos, um romance de fantasia que, para a fé islâmica, é considerado ofensivo a Maomé.

Quando a obra foi divulgada, inclusive, o então aiatolá Ruhollah Khomeini chegou a defender a ideia de que o autor deveria ser morto, de acordo com a Folha. Em 1989, então, um atentado contra a vida de Rushdie acabou fracassando e, mais tarde, a perseguição ao escritor foi mantida pelas autoridades religiosas do Irã, em 2005.

+++LEIA MAIS: Indireta à J.K. Rowling? Fala de Emma Watson no BAFTA 2022 chama atenção do público; entenda

notícia estados unidos ameaça Harry Potter J.K. Rowling LGBTQIA+ Salman Rushdie Ataque

Leia também

Madonna compartilha memes brasileiros nos stories do Instagram


Cher gosta de namorar homens mais jovens porque os mais velhos estão mortos


Madonna no Rio: Rita Wainer faz intervenção artística no perímetro do show


Criador de Peaky Blinders confirma início das gravações do filme em setembro


Bruno Mars fará shows no Brasil em 2024, diz jornalista


Keke Palmer e SZA estrelarão comédia produzida por Issa Rae