Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Autor Salman Rushdie é esfaqueado antes de palestra nos Estados Unidos

Escritor do polêmico livro 'Os Versos Satânicos', Salman Rushdie foi atacado nesta sexta-feira, 12, segundo a polícia. Entenda

Redação Publicado em 12/08/2022, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Salman Rushdie (Foto: Getty Images) e cena do incidente (Foto: Reprodução/ Twitter)
Salman Rushdie (Foto: Getty Images) e cena do incidente (Foto: Reprodução/ Twitter)

O autor Salman Rushdie, de 75 anos, foi atacado nesta sexta-feira, 12, em Nova York, nos Estados Unidos. Famoso por seus romances, o escritor anglo-indiano se preparava para uma palestra quando foi esfaqueado no pescoço por um homem que invadiu o palco do evento.

Segundo nota policial enviada à BBC, o suspeito responsável pelo ataque, que aconteceu por volta das 10h30 no horário local, já foi detido, mas não teve sua identidade ou motivação divulgadas. Salman Rushdie, por sua vez, foi socorrido após levar diversas facadas e acabou sendo levado às pressas para o hospital. Seu estado de saúde ainda é desconhecido.

+++LEIA MAIS: David Bowie: Documentário causou ataque do coração, diz diretor

Rushdie atualmente vive sob guarda policial do Reino Unido, depois que se tornou um alvo das autoridades iranianas em 1988. Naquele ano, o autor lançou Os Versos Satânicos, um romance de fantasia que, para a fé islâmica, é considerado ofensivo a Maomé.

Quando a obra foi divulgada, inclusive, o então aiatolá Ruhollah Khomeini chegou a defender a ideia de que o autor deveria ser morto, de acordo com a Folha. Em 1989, então, um atentado contra a vida de Rushdie acabou fracassando e, mais tarde, a perseguição ao escritor foi mantida pelas autoridades religiosas do Irã, em 2005.

Anos depois, já em 2021, o autor publicou seu mais recente romance, Quichotte, inspirado no clássico de Cervantes. A narrativa conta com dois protagonistas fictícios, o autor Sam DuChamp e o vendedor Quichotte (criado pelo próprio escritor imaginário) e retrata um “país à beira do colapso moral e espiritual”, segundo narrado pela sinopse da obra.

+++LEIA MAIS: Pacto Brutal: Guilherme de Pádua pede perdão para Glória Perez e Raul Gazolla após lançamento do documentário