- Lily Gladstone (Foto: Frazer Harrison/Getty Images)
Histórico

Lily Gladstone se torna a primeira atriz nativa americana indicada ao Oscar

Outras atrizes indígenas já foram indicadas, mas Gladstone é a primeira vinda das terras hoje ocupadas pelos Estados Unidos

Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo) Publicado em 23/01/2024, às 17h24

Lily Gladsone é definitivamente um dos grandes destaques da temporada premiações por seu trabalho em Assassinos da Lua das Flores (2023) de Martin Scorsese. Nesta terça, 23, a atriz fez história ao ser indicada ao Oscar de melhor atriz. Ela é a primeira atriz nativa americana a conquistar o feito.

Já tivemos outras atrizes indígenas concorrendo a mesma categoria, como Keisha Castle-Hughes, que é Maori e foi indicada por Encantadora de Baleias (2002). Yalitza Aparicio, nativa mexicana, também foi indicada por seu papel em Roma (2018). Do lado dos atores, Graham Greene, das Primeiras Nações, foi indicado por Dança com Lobos (1990). Gladstone, no entanto, é a primeira indígena vinda das terras que hoje formam os Estados Unidos a receber uma indicação como essa.

+++LEIA MAIS: Scorsese explica final divisivo de Assassinos da Lua das Flores

Em Assassinos da Lua das Flores, a atriz interpreta Mollie Burkhart, uma mulher Osage casada com um cúmplice importante no assassinato sistemático do povo Osage na década de 1920. Desde o lançamento do filme, a atriz vem sendo elogiada pela crítica e acumulando indicações nas mais diversas premiações da temporada. 

oscar melhor atriz lily gladstone nativa americana

Leia também

Chris Pratt lamenta morte do dublê dele: 'Galã absoluto'


Morre Frank Ifield, ícone do country que ajudou no sucesso dos Beatles, aos 86 anos


Morre o cineasta Toni Venturi aos 68 anos


Bono é atacado por colega após apoio a empresas israelenses: "perdi o respeito"


Estrada Aberta: Em novo disco Max B.O. celebra os caminhos percorridos


Kevin Spacey diz que o movimento #MeToo 'exagerou' na 'injustiça' em rara entrevista