- Michael Lang (Foto: Michael Loccisano / Getty Images)

Michael Lang, co-criador do festival Woodstock, morre aos 77 anos

Organizado por Michael Lang, Woodstock foi maior festival de contracultura nos Estados Unidos e marcou anos 1960

Redação Publicado em 10/01/2022, às 10h22

Michael Lang, co-criador do maior festival de contracultura dos Estados Unidos - o Woodstock, morreu no último sábado, 8, por conta de câncer raro, segundo a CNN. O produtor estava no hospital Sloan Kettering em Nova York, Estados Unidos.

Michael Pagnotta, representante e amigo de Lang, confirmou a morte no Twitter e prestou homenagem ao produtor. Também divulgou comunicado da família à imprensa, por meio do qual explicou a causa da morte: "Uma forma rara de linfoma não Hodkging," um tumor no sistema linfático.

+++ LEIA MAIS: Entrevista: "Fizemos tudo que estava ao nosso alcance", diz organizador do Woodstock 50

We are very sad to hear that legendary Woodstock icon and long time family friend Michael Lang has passed at 77 after a brief illness. Rest In Peace. pic.twitter.com/wTVNoZ353r

— MichaelPagnotta (@reachmp) January 9, 2022

"Lamentamos a morte do lendário ícone do Woodstock e amigo de longa-data, Michael Lang, aos 77 anos após doença. Descanse em paz," Pagnotta escreveu.

Lang deixou os cinco filhos, Harry, Laszlo, LariAnn, Shala e Molly - além da esposa, Tamara - segundo o comunicado emitido.

+++ LEIA MAIS: Por que Led Zeppelin recusou tocar em Woodstock?


Michael Lang e o Woodstock

Lang foi um dos criadores do Woodstock - realizado entre 15 a 18 de agosto de 1969, em Bethel, no estado de Nova York, nos Estados Unidos. O festival tinha, entre outras atrações, Jimi Hendrix, Santana, Janis Joplin e The Who. Foram mais de 30 bandas e um público de 400 mil pessoas. O evento é um dos principais marcos da contracultura e do movimento hippie americano dos anos 1960.

O festival teve duas sequências oficiais. Em 1994, com Nine Inch Nails, Red Hot Chili Peppers e Candlebox. Cinco anos depois, aconteceu o Woodstock 1999, marcado por tumultos e interrupções nas apresentações.

+++ LEIA MAIS: Relembre o show de Jimi Hendrix no Isle of Wight, a versão britânica do Woodstock

Em 2019, para comemoração de 50 anos do evento, Michael Lang tentou realizar novo Woodstock. Jay Z, Black Keys, Imagine Dragons, Halsey e Miley Cyrus estavam entre as atrações, mas a perda de investidores levou ao cancelamento da edição especial.

música notícia festival morre Woodstock contracultura movimento hippie santana michael lang

Leia também

Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'


Bebê Rena: Episódios são 'como facadas curtas e afiadas', diz Stephen King


Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’