- Médico segurando caixa do remédio cloroquina (Foto: Andressa Anholete / Getty Images)

Ministério da Saúde encomendou manual para ‘tratamento precoce’ da Covid-19

Apesar de tratamento não ter eficácia comprovada, a pasta fez o pedido à Organização Pan-Americana de Saúde

Redação Publicado em 17/05/2021, às 09h48

Em novembro de 2020, o Ministério da Saúde encomendou um manual para o suposto “tratamento precoce” contra Covid-19. O pedido foi feito à Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), e o médico Ricardo Zimerman, favorável ao uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra a doença, ficou responsável pela elaboração do documento. 

Conforme noticiado pelo O Globo, o manual nunca foi divulgado e, em diversos aspectos, contradiz pesquisas e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os remédios indicados pelo documento para pacientes de Covid-19 estão a cloroquina, invermectina e azitromicina. 

+++LEIA MAIS: Todo o mal que o kit-Covid pode te causar: Ivermectina, hidroxicloroquina e azitromicina não são eficazes para prevenir vírus

Em 9 de novembro de 2020, Helio Angotti Neto, secretário de Ciência e Tecnologia, Inovações e Insumos Estratégicos em Saúde, enviou um ofício à Opas no qual solicitou uma consultoria técnica para desenvolver o manual do “tratamento precoce”. O jornal O Globo teve acesso aos documentos.

A Opas aceitou a solicitação e contratou, por indicação do Ministério, o médico Ricardo Zimerman. O valor da contratação foi de R$ 30 mil, e o profissional fez o material solicitado pela pasta.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro sobre tratamento precoce para Covid-19: 'Canalha é aquele que é contra'

Apesar de não ser publicado, o manual de 87 páginas foi entregue à Opas e ao Ministério da Saúde em janeiro de 2021. Além de propor o uso de diversos remédios sem eficácia comprovada contra Covid-19, o documento indica a combinação das drogas. Em alguns casos, recomenda a mistura de sulfato de hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, dutasterida e bromexina.

A pasta foi procurada pelo O Globo, e comentou que o documento “procede constante levantamento de evidências científicas” e pode contar com o “aporte de consultores externos ad hoc para eventuais avaliações de expertise técnica”.

Opas disse ao O Globo que se “resguarda o direito de manter a privacidade das pessoas contratadas para fazer parte de sua equipe e daquelas que prestam serviços pontuais”. Zimerman não respondeu à reportagem.

+++LEIA MAIS: Há um ano, Brasil batia 5 mil mortos e Bolsonaro dizia: 'E daí?' - agora são 400 mil


+++ SUPLA: 'NA ARTE A GENTE TEM QUE SER ESPONTÂNEO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL

entretenimento notícia política bolsonaro covid-19 Ministério Saúde documento tratamento precoce

Leia também

Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais


Harvey Weinstein é hospitalizado após ter condenação de estupro anulada