- Ronald ‘Khalis’ Bell (Foto: Getty Images / Robin Marchant)

Morre Ronald ‘Khalis’ Bell, fundador da fundamental Kool & The Gang

A causa da morte do lendário cantor, compositor e saxofonista não foi revelada

Redação Publicado em 10/09/2020, às 08h12

Ronald ‘Khalis’ Bell morreu aos 68 anos nesta última quarta-feira, 9, em casa, nos Estados Unidos. O representante do cantor, compositor e saxofonista da fundamental Kool & The Gang confirmou a informação para a Rolling Stone EUA e não revelou a causa da morte. 

Inspirados por lendas do jazz, soul e funk norte-americano, como James Brown, John Coltrane e Herbie Hancock, o grupo vendeu mais de 70 milhões de discos, sendo 31 deles de ouro ou platina.

Ao lado do irmão, Robert “Kool” Bell, o artista aprendeu sobre percussão sozinho com algumas latas velhas de tintas. Os dois formaram o grupo Jazziacs com os colegas de escola Spike Mickens, Dennis Thomas, Ricky Westfield, George Brown e Charles Smith

+++ LEIA MAIS: Morre Ronald Harwood, vencedor do Oscar por O Pianista, aos 85 anos

Pouco tempo depois, o grupo mudou de nome algumas vezes e foram chamados de Kool & the Flames e Jazz Birds. Com este último nome, os músicos se apresentaram em clubes locais e chegaram a vencer a Noite Amadora do Teatro Apollo. 

A identidade da banda mudaria mais uma vez e passaria a ser conhecida como Kool & The Gang. Os músicos estrearam com um disco homônimo em 1970, o qual foi sucedido por mais 22 álbuns ao longo da carreira. 

Bell, que adotou o nome Khalis Bayyan mais tarde, colaborou na composição de inúmeros hits da banda, como “Ladies’ Night”, “Jungle Boogie”, “Funky Stuff” e “Hollywood Swinging”, estes três últimos faziam parte do quarto disco do grupo, Wild and Peaceful, que tornou a Kool & The Gang conhecido entre o público.

+++ LEIA MAIS: James Brown teria demitido Kanye West 12 vezes, diz ícone do soul Bettye LaVette

Nos anos 1980, Bell ainda compôs “Celebration”, definitivamente, a canção mais conhecida da banda ao redor do mundo, que se tornou um hit indispensável das playlists de casamento por muito anos.

O músico chegou a contar para a Rolling Stone EUA detalhes sobre a inspiração para compor a música. Ele disse: “Three Dog Night tinha músicas sobre ‘Celebrar’, mas nunca houve uma música sobre um ‘cel-e-bra-ção’. Todos ao redor do mundo, vamos lá, há uma celebração a cada segundo de nossas vidas. Em algum lugar, alguém está sempre comemorando alguma coisa”.

A partir dos anos 1990, Bell fez turnês para relembrar o legado da banda. Antes da morte, o artista ainda trabalhava com a música e planeja lançar o disco solo Kool Baby Brotha Band junto com uma série de animação chamada Kool TV.

Relembre o hit “Celebration”: 


+++ BK' lança novo disco e fala sobre conexão com o movimento Vidas Negras Importam: 'A gente sabia que ia explodir'

música banda notícia músico morte artista Soul fundador disco music Kool & The Gang fundamental Ronald ‘Khalis’ Bell

Leia também

Lucas Silveira, da Fresno, anuncia live beneficente para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul


Kevin Spacey fala sobre novas acusações de agressão sexual: ‘Fui promíscuo, sedutor… definitivamente persistente’


Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'