Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Puro Suor

Felipe Cordeiro prepara álbum de inéditas e primeiro DVD da carreira

José Flávio Junior Publicado em 11/12/2016, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
<b>NA FUNÇÃO</b><br>
Cordeiro trabalha em Transpyra, álbum cujo título alude ao xamanismo

 - Daryan Dornelles/Divulgação
<b>NA FUNÇÃO</b><br> Cordeiro trabalha em Transpyra, álbum cujo título alude ao xamanismo - Daryan Dornelles/Divulgação

Neste final de 2016, o paraense Felipe Cordeiro é a encarnação da passagem bíblica “Com o suor do teu rosto, comerás o teu pão”. Ao mesmo tempo que manda para o mercado Brea Époque, primeiro DVD da carreira, ele formata em estúdio seu próximo álbum de inéditas, Transpyra, previsto para o semestre seguinte. Em comum, os dois produtos fazem referência ao suadouro em seus títulos – “brea” é uma expressão corriqueira em Belém, usada para se referir ao aspecto de rosto melado, tão comum por causa do clima quente e úmido da cidade.

O DVD, dirigido por Vladimir Cunha, alterna cenas de uma apresentação do cantor e guitarrista na capital paraense com passeios ao lado dos convidados Siba, Tulipa Ruiz e Kassin, além de seu pai, a lenda Manoel Cordeiro. Kassin, que dividiu a produção de Se Apaixone pela Loucura do Seu Amor (2013) com Carlos Eduardo Miranda, agora assume Transpyra sozinho. Bancado por financiamento coletivo, o álbum deve mostrar um Cordeiro mais eletrônico e experimental. “Andei pirando com Bomba Estéreo, Calle 13, cumbia digital e toda essa produção ‘eletro-tropical’ latino-americana recente”, conta. O que nos leva ao “y” de Transpyra. Após pensar na palavra que batizaria o álbum, o autor de “Problema Seu” – eleita a melhor música de 2013 pelo júri da Rolling Stone Brasil – inventou de adicionar esse “y” na grafia e criar uma identidade xamânica. “Transpyra pode ser uma deusa da dança, uma entidade indígena psicodélica”, viaja o músico. Ainda em fase de definição, o repertório do disco tem garantida uma nova parceria do paraense com Arnaldo Antunes (eles já tinham colaborado em “Ela É Tarja Preta”) e pode incluir o hit de show “Pepeu e Papai”, que celebra o virtuosismo e a alegria de Pepeu Gomes e Manoel Cordeiro.