Cats: Autor do musical ficou tão horrorizado com filme que comprou cachorro; entenda

Apesar de elogiar Cats antes do lançamento, o autor Andrew Lloyd Webber afirma que o filme foi "errado para além da métrica"

Redação Publicado em 07/10/2021, às 10h56

None
Taylor Swift em Cats (Foto: Divulgação / Universal)

Um dos filmes mais controversos e criticados da atualidade, Cats estreou em 2019 sob direção de Tom Hooper. O filme foi baseado no musical de Andrew Lloyd Webber, quem apesar de elogiar a produção antes da estreia, agora afirma ter ficado tão horrorizado com o longa-metragem que comprou um cachorro.

Cats acompanha a história de um grupo de gatos chamado Jellicles, que precisam decidir qual dos animais deve ir a Heaviside Layer, lugar que promete uma vida melhor. O musical criado por Webber foi um grande sucesso, e permaneceu 18 anos em cartaz na Broadway — o filme, contudo, foi um fracasso de bilheteria.

+++LEIA MAIS: Gatos de Cats quase receberam 'mamilos rosa radioativos,' revela Robbie Fairchild

Em entrevista à Variety, Andrew Lloyd Webber, criador do musical original, não poupou críticas à produção: "Cats foi errado para além da métrica. Não houve qualquer compreensão do porquê da música funcionar. Vi e pensei: 'Meu Deus, não'. Foi a primeira vez em meus 70 e poucos anos neste planeta em que fui e comprei um cachorro. Então a coisa boa que saiu disso foi meu filhotinho havanês."

Segundo o autor de Cats, o cachorro foi uma grande companhia durante o período de isolamento em que ficou na Inglaterra devido à pandemia de covid-19. Ao voltar a Nova York, nos EUA, trouxe o animal — e o fracasso do filme o ajudou a justificar para a alfândega o transporte do cachorro.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Andrew Lloyd Webber (@andrewlloydwebber)

 

+++ LEIA MAIS: Compositor de Cats acha filme ‘ridículo’ - e dá ótimo motivo para isso

“Escrevi às autoridades alfandegarias dizendo que precisava dele comigo sempre porque estou ferido emocionalmente e preciso do meu cachorro terapêutico. Disse: 'Vocês viram o que Hollywood fez ao meu musical, Cats?', então a aprovação veio dispensando receita médica,” falou Andrew Lloyd Webber, em tom irônico.


Andrew Lloyd Webber vs Cats: elogios e críticas

Apesar das críticas, Andrew Lloyd Webber fez parte da produção do filme, e inclusive compôs canções. Ainda, o autor do musical original tinha vários elogios à trama. Em uma publicação recuperada por perfis no Twitter, o artista comenta sobre as "performances maravilhosas" do longa-metragem.

“Enfim assisti ao filme Cats. Performances maravilhosas. Parece mágico. Tenho orgulho em fazer parte da segunda vida dos gatos Jellicles.”

+++ LEIA MAIS: Fiasco de crítica, Cats pode ter um prejuízo astronômico de US$ 100 milhões; entenda

A publicação  foi feita no Twitter em 12 de agosto de 2019, antes da estreia do filme e do bombardeio de críticas. Na rede social, diversas pessoas apontam a contradição do autor: “A rapidez com que a opinião pública muda o tom de alguém,” escreveu um.