Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Cinema / AQUECIMENTO OSCAR

Oppenheimer é o favorito? Confira quais são as chances dos indicados ao Oscar 2024

A Rolling Stone Brasil lista quais produções devem levar quais categorias na 96ª edição do maior prêmio do cinema, que acontece no domingo (10)

Oppenheimer é o favorito? Confira quais são as chances dos indicados ao Oscar 2024 (Fotos: Divulgação/Universal Pictures/Searchlight Pictures/Diamond Films Brasil)
Oppenheimer é o favorito? Confira quais são as chances dos indicados ao Oscar 2024 (Fotos: Divulgação/Universal Pictures/Searchlight Pictures/Diamond Films Brasil)

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revela, neste domingo, 10 de março, os vencedores da 96ª edição do Oscar. Em 2024, Oppenheimer, longa mais recente de Christopher Nolan (A Origem), recebeu 13 indicações e é um dos favoritos da noite.

Porém, quais produções devem levar as estatuetas neste ano? A seguir, a Rolling Stone Brasil listou os principais longas na disputa, incluindo Pobres Criaturas, novidade de Yorgos Lanthimos (A Favorita), e Assassinos da Lua das Flores, de Martin Scorsese (O Irlandês), e quais são as suas chances em cada categoria. Confira:

+++LEIA MAIS: Com 13 nomeações, Oppenheimer domina indicados ao Oscar 2024; confira a lista completa

Oppenheimer

Oppenheimer, que conta a história de J. Robert Oppenheimer, criador da bomba atômica, pode levar os prêmios de Melhor FilmeMelhor Ator para Cillian MurphyMelhor Ator Coadjuvante para Robert Downey Jr., Melhor Diretor para Christopher Nolan, Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora Original.

  • Oppenheimer venceu o prêmio de Melhor Filme no Critics Choice Awards, no BAFTA Film Awards, no Globo de Ouro e no Satellite Awards, algumas das principais premiações, o que o leva a ter grandes chances de alcançar o mesmo feito no Oscar.
  • Cillian Murphy tem chance de sair do Oscar 2024 com uma estatueta pela categoria de Melhor Ator. No entanto, a disputa está acirrada com Paul Giamatti, por seu já bastante premiado papel em Os Rejeitados.
  • Apenas no Satellite Awards, Mark Ruffalo, por Pobres Criaturas, conseguiu tirar o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante de Robert Downey Jr., mas a estatueta já está garantida na estante do eterno Homem de Ferro, considerando a sua vitória no Screen Actors Guild Awards, premiação do Sindicato dos Atores de Hollywood.
  • Nolan também venceu como Melhor Diretor nas principais premiações deste ano, incluindo o Directors Guild of America Awards, promovido pelo Sindicato dos Diretores de Hollywood.
  • Maestro, longa dirigido e estrelado por Bradley Cooper (Nasce Uma Estrela), tirou o prêmio de Melhor Fotografia de Oppenheimer no Satellite Awards, mas o longa conquistou American Society of Cinematographers Awards, organizado pela associação de diretores de fotografia do Estados Unidos, o que já o coloca com as mãos na estatueta da categoria.
  • Na categoria de Melhor EdiçãoOppenheimer é um dos favoritos, mas está em uma disputa acirrada com Os Rejeitados, de Alexander Payne (Sideways: Entre Umas e Outras), que também foi destaque entre as premiações deste ano.
  • Por fim, Ludwig Göransson, que já trabalhou com Nolan na trilha sonora de Tenet (2020), além de ter vencido o Oscar por Pantera Negra (2018), deve ganhar a sua segunda estatueta de ouro na categoria de Melhor Trilha Sonora Original no Oscar deste ano.

+++LEIA MAIS: Onde assistir ao Oscar 2024, que acontece neste domingo (10)

Pobres Criaturas

Nova parceria entre Yorgos LanthimosEmma Stone, após A Favorita (2018), Pobres Criaturas pode levar os prêmios de Melhor Atriz para Emma Stone - que disputa diretamente com Lily Gladstone, de Assassinos da Lua das Flores -, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Cabelo e Melhor Design de Produção. Nessas duas últimas categorias, o longa está na disputa contra Barbie, de Greta Gerwig, e Maestro, de Bradley Cooper, que também se destacaram na temporada de premiações.

+++LEIA MAIS: Onde assistir a Oppenheimer, Pobres Criaturas e mais indicados ao Oscar 2024

Assassinos da Lua das Flores

Indicado a 10 categorias no Oscar 2024, Assassinos da Lua das Flores, longa de Martin Scorsese (O Irlandês), pode conquistar apenas uma estatueta de ouro para Lily Gladstone na categoria de Melhor Atriz. Durante toda a temporada de premiações deste ano, a atriz bateu de frente com Emma Stone, por Pobres Criaturas, mas conquistou o Screen Actors Guild Awards, premiação do Sindicato dos Atores de Hollywood, o que a colocou mais próxima da vitória no Oscar.

+++LEIA MAIS: Vencedores do Oscar de Melhor Filme do século 21, do pior ao melhor, segundo a Rolling Stone EUA

Barbie

Dirigido por Greta Gerwig (Adoráveis Mulheres) e estrelado por Margot Robbie (O Esquadrão Suicida) e Ryan Gosling (La La Land: Cantando Estações), Barbie deve levar a estatueta de ouro de Melhor Canção Original por "What Was I Made For?", interpretada por Billie Eilish, além de disputar as categorias de Melhor Maquiagem e Cabelo e Melhor Design de Produção com Pobres Criaturas.

+++LEIA MAIS: Que horas começa a transmissão do Oscar 2024, que acontece neste domingo (10)

Outros favoritos:

  • Paul Giamatti e Da'Vine Joy Randolph, de Os Rejeitados, devem levar os prêmios de Melhor Ator e Melhor Atriz Coajuvante, respectivamente. Giamatti disputou com Cillian Murphy, de Oppenheimer, durante toda a temporada de premiações, mas Randolph não deixou espaço para as concorrentes e já é considerada vitoriosa no Oscar.
  • O Menino e a Garça é o favorito na categoria de Melhor Animação, após vencer o Globo de Ouro, o BAFTA Film Awards e o Satellite Awards, mas pode perder a estatueta para Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, que conquistou o Critics Choice Awards e o mais importante, o Annie Awards, o "Oscar da animação".
  • Resistência, filme mais recente de Gareth Edwards (Rogue One: Uma História Star Wars), é o favorito ao prêmio de Melhores Efeitos Visuais, após conquistar o prêmio no Visual Effects Society Awards, organizado por profissionais da área.
  • Ficção Americana, estrelado por Jeffrey Wright (Westworld), deve levar o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado. O longa é baseado no romance Erasure, de Percival Everett, lançado em 2001.
  • Anatomia de uma Queda, de Justine Triet, e Maestro, de Bradley Cooper, estão na disputa pelo prêmio de Melhor Roteiro Original.
  • Zona de Interesse, longa do Reino Unido sobre o Holocausto, é o favorito para vencer o prêmio de Melhor Filme Internacional.

Quem leva o prêmio de Melhor Filme no Oscar 2024? Vote no seu favorito!

  • Ficção Americana
  • Anatomia de uma Queda
  • Barbie
  • Os Rejeitados
  • Assassinos da Lua das Flores
  • Maestro
  • Oppenheimer
  • Vidas Passadas
  • Pobres Criaturas
  • Zona de Interesse