Duna: Por que Denis Villeneuve considera o livro 'muito mais relevante' hoje?

Escrito por Frank Herbert, Duna foi lançado originalmente em 1965

Redação Publicado em 03/09/2021, às 13h47

None
Denis Villeneuve (Foto: John Sciulli / Getty Images)

Denis Villeneuve acredita que o livro Duna, de Frank Herbert, está "muito mais relevante" nos dias de hoje. Nesta sexta, 3, o diretor participou de uma coletiva de imprensa para promover sua adaptação cinematográfica da obra e falou sobre como a temática dialoga com problemas atuais. (Via Deadline)

“O livro é muito mais relevante hoje em relação ao perigo da mistura entre religião e política. O perigo das figuras messiânicas. O impacto do colonialismo. Os problemas com o meio ambiente," disse o cineasta.

+++ LEIA MAIS: Duna: Rebecca Ferguson se perdia no set 'todo maldito dia'

Villeneuve continuou: "Este livro permaneceu comigo ao longo dos anos, mas pareceu cada vez mais relevante com o tempo. É hora de empurrar e fazer mudanças. Ainda tenho esperança e acho que é hora de entrar em ação.”

O ator Javier Bardem, que integra o elenco, também falou sobre a questão ambiental e definiu Herbert como "à frente do seu tempo." “Está acontecendo enquanto falamos, o que é meio assustador. Cabe aos governos e às grandes corporações encontrar a solução para dar um grande passo à frente e mudar de ideia sobre como nos comportamos neste mundo.”

+++ LEIA MAIS: Duna: filme terá sequência? Diretor Denis Villeneuve responde

Durante a coletiva, Villeneuve refletiu sobre a experiência do próprio longa-metragem após se manifestar contra o lançamento na HBO Max. “Eu encorajo as pessoas a verem em uma tela grande. Foi sonhado, desenhado e filmado pensando no IMAX. Quando você assiste a este filme na tela grande, é quase uma experiência física. Projetamos o filme para ser o mais envolvente possível e, para mim, a grande tela faz parte da linguagem.”

Duna: O que sabemos sobre o filme?

Baseado nos romances de Frank Herbert, Duna é uma história de ficção científica a qual acompanha Paul Atreides (Timothée Chalamet), um jovem de família aristocrata em um futuro distópico, forçado a fugir para o deserto. Com isso, conhece Chani (Zendaya), quem o protege dos perigos de Arrakis.

+++ LEIA MAIS: Duna: vídeo mostra detalhes de luta futurista de Timothée Chalamet; assista

O elenco também é formado por Rebecca Ferguson, Josh Brolin, Dave Bautista, Oscar Isaac, David Dastmalchian e mais. Duna estreia nesta sexta no Festival Internacional de Cinema de Veneza, chega aos cinemas brasileiros em 14 de outubro de 2021 e tem lançamento previsto para 35 dias depois na HBO Max.


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!