Eternos: ‘Normalizem as legendas,’ diz Lauren Ridloff sobre interpretar uma heroína surda na Marvel

Lauren Ridloff interpreta Makkari – primeira heroína surda do MCU – e falou sobre a importância da representatividade no cinema

Mariana Rodrigues (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 03/11/2021, às 20h32

None
Lauren Ridloff em Eternos (Foto: Sophie Mutevelian/Marvel)

Lauren Ridloff fez história no MCU ao interpretar Makkari – a primeira heroína surda da Marvel – em Eternos (2021). Nascida surda, atriz falou sobre a importância de um grande estúdio trazer esse tipo de representatividade para as telas e como isso foi um divisor de águas na carreira nos cinemas.

“Realmente não vi ninguém como eu representado na tela,” disse à Variety em libras. Nos quadrinhos, Makkari é um homem branco que ouve normalmente, mas o executivo da Marvel Studios, Nate Moore, viu ali uma oportunidade de reinventar o padrão de homem, hétero, cisgênero e branco que as telas estão cansadas de ver.

+++ LEIA MAIS: Eternos: O quão poderosos são os Celestiais no MCU?

Por conta da pandemia de covid-19, o filme precisou ser adiado em quase um ano e Ridloff não conseguia conter a ansiedade para ver a personagem nos cinemas. “Parecia que era uma vida inteira de espera,” disse. “Finalmente pude ver Makkari aparecer na tela - uau. Foi definitivamente uma mudança de vida. E espero que isso tenha o mesmo impacto em diferentes comunidades, pessoas que foram marginalizadas ou estão sub-representadas nesta indústria.”

Atriz explicou como optaram por utilizar a linguagem de sinais norte-americana, pois todos os outros atores falavam inglês no filme e elogiou a diretora Chloé Zhao por saber trabalhar a representatividade sem que ela se torne o ponto principal da história. “Acho que foi isso que foi tão emocionante ver, pessoas que eram simplesmente diferentes. Eles têm interesses diferentes, habilidades diferentes,” comentou.

+++ LEIA MAIS:  Eternos é o filme da Marvel com menor nota da crítica no Rotten Tomatoes

Além disso, Ridloff revelou que recebeu uma boa recepção de pessoas surdas, mas que principalmente viu o filme como uma chance de normalizar as legendas e tornar o cinema mais inclusivo para todos os públicos. “O que estou vendo é que pessoas surdas e com dificuldades de audição estão realmente aproveitando esta oportunidade para pressionar por mais legendas [de filmes], e estou muito feliz que isso esteja acontecendo.”

Atriz completou: “Acho que é uma conversa importante que precisamos continuar a ter. Só precisamos normalizar as legendas. No momento, todos nós somos tão visuais e somos tão dependentes do texto - muitas pessoas que ouvem são. Você envia uma mensagem de texto no seu telefone, você vê o texto nas redes sociais. Então, por que não permitir que isso se infiltre no cinema?”

+++ LEIA MAIS: Eternos: ‘Estamos incomodando as pessoas certas,’ diz Kumail Nanjiani sobre críticas homofóbicas do filme

Tudo que sabemos sobre Eternos, filme do MCU

Eternos, da Marvel, se passa pouco tempo após os acontecimentos de Vingadores: Ultimato (2019), e acompanha novos heróis, um grupo de imortais chamados Eternos, os quais vigiam e protegem a Terra há sete mil anos, e precisam lutar contra os Deviantes para garantir a segurança da humanidade.

O elenco de peso é composto por Gemma Chan, Kit Harrington, Richard Madden, Kumail Nanjiani, Lia McHugh, Brian Tyree Henry, Lauren Ridloff, Barry Keoghan, Don Lee, Harish Patel, Salma Hayek e Angelina Jolie.

+++ LEIA MAIS: Eternos: Marvel não abriu ‘exceção’ para Angelina Jolie; entenda

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Eternals (@eternals)