Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Cinema / NOVIDADE

Greta Gerwig, de Barbie, será presidente do júri no Festival de Cannes 2024

Atriz e cineasta será a segunda diretora a assumir a função após Jane Campion, de Ataque dos Cães, em 2014, além de ser a primeira estadunidense

Greta Gerwig, de Barbie, será presidente do júri no Festival de Cannes em 2024 (Foto: Dia Dipasupil/Getty Images)
Greta Gerwig, de Barbie, será presidente do júri no Festival de Cannes em 2024 (Foto: Dia Dipasupil/Getty Images)

Após colecionar recordes com Barbie ao longo de 2023, Greta Gerwig foi anunciada, nesta quinta-feira (14), como a presidente do júri da 77ª edição do Festival de Cannes, que acontece entre os 14 e 25 de maio de 2024. As informações são do Deadline.

"Estou surpresa, emocionada e honrada por servir como presidente do júri do Festival de Cinema de Cannes. Mal posso esperar para ver quais jornadas estão reservadas para todos nós", declarou a cineasta, que é a segunda diretora a presidir o júri do festival, após Jane Campion (Ataque dos Cães), em 2014, e a primeira estadunidense.

"Eu amo filmes - amo fazê-los, amo ir vê-los, amo falar sobre eles. Como cinéfila, Cannes sempre foi o ápice do que pode ser a linguagem universal do cinema. Estar em um lugar de vulnerabilidade, em um cinema escuro cheio de estranhos, assistir a um filme novo é o meu lugar favorito para estar", ainda disse Gerwig.

+++LEIA MAIS: Greta Gerwig diz que "terror de nunca fazer nada se torna muito maior do que o terror de fazer algo ruim"

Iris Knobloch e Thierry Frémaux, responsáveis pelo Festival de Cinema de Cannes, também falaram sobre a escolha da cineasta para presidir o júri: "Essa é uma escolha óbvia: Greta Gerwig é a encarnação da renovação do cinema mundial, movimento do qual Cannes quer continuar sendo o pioneiro", disseram.

"Além da sétima arte, ela também representa uma era que está quebrando barreiras e misturando gêneros, assim elevando os valores da inteligêcia e do humanismo", concluíram Knobloch e Frémaux.

+++LEIA MAIS: 5 curiosidades sobre Greta Gerwig, diretora de Barbie: teste para Gossip Girl, rejeição na faculdade de cinema e mais [LISTA]