Jurassic World e Park: Todos os filmes da franquia, do pior ao melhor [LISTA]

Idealizado por Steven Spielberg, a franquia Jurassic Park revolucionou a história do cinema com um roteiro original e efeitos especiais surpreendentes

Redação Publicado em 10/02/2022, às 16h43 - Atualizado em 17/02/2022, às 15h33

None
Cena de Jurassic World: Reino Ameaçado (Foto: Reprodução / Universal)

Idealizado por Steven Spielberg (E.T. O Extraterrestre), Jurassic Park é uma das franquias mais icônicas da história do cinema. O primeiro filme, lançado em 1993, ganhou três estatuetas do Oscar, como Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhores Efeitos Visuais.

Nos longas, somos apresentados a um parque temático de dinossauros. O feito tornou-se possível após a descoberta do DNA da criatura e a iniciativa para recriá-la em laboratórios. No entanto, a experiência torna-se um desastre após os animais saírem do controle dos criadores.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jurassic World (@jurassicworld)

+++LEIA MAIS: Jurassic Park: Qual o futuro da franquia? Produtor responde

Em 2015, Jurassic World, um reboot da história original, foi lançado. A nova franquia combina trama semelhante dos filmes de Spielberg com técnicas audiovisuais e efeitos especias mais avançados.

A franquia ganhará mais um longa-metragem em 2022, Jurassic World: Domínio (2022). Pensando nisso, confira todos os filmes do universo de Jurrasic World e Park, do pior ao melhor, segundo nota e sinopses do IMDb:

+++LEIA MAIS: Jurassic Park: Por que Steven Spielberg odiou dirigir filme?


5. Jurassic Park 3 (2001) - 5,9

“Um casal curioso convence o Dr. Grant a ir para a Ilha de Sorna nas férias, mas seu inesperado pouso incomoda os novos habitantes da ilha.”


4. Jurassic World: Reino Ameaçado (2018) - 6,2

“Três anos após o fechamento do Jurassic Park, um vulcão prestes a entrar em erupção põe em risco a vida na ilha Nublar. Claire convoca Owen a retornar à ilha com ela.”

+++LEIA MAIS: Jurassic World: O que Laura Dern pensa sobre voltar a filmar com elenco original?


3. O Mundo Perdido: Jurassic Park (1997) - 6,6

“Uma equipe de pesquisa é enviada para a ilha do Parque Jurássico Local B para estudar os dinossauros, enquanto uma equipe da InGen se aproxima com outros planos.”


2. Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015) - 7

“Um novo parque, construído no lugar original do Parque Jurássico, cria um dinossauro geneticamente modificado chamado Indominus Rex. Mas a criatura foge e inicia uma onda de assassinatos”

+++LEIA MAIS: Jurassic World: Reino Ameaçado teve cena LGBTQ+ cortada pelo estúdio; entenda


1. Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993) - 8,1

“Durante um tour, um parque sofre falta de energia elétrica o que faz com que um dinossauro clonado saia do seu enclausuramento.”


Jurassic World: Domínio - Quando estreia o filme nos cinemas?

Jurassic World: Dominion segue Jurassic World: Reino Ameaçado (2018), no qual os dinossauros escapam da ilha. Agora, as criaturas causarão caos no resto do mundo. O filme tem data de lançamento: nos cinemas do mundo inteiro, está marcada para o dia 10 de junho de 2022.

Com os tradicionais Chris Pratt, Bryce Dallas Howard e BDWong no elenco, Jurassic World: Dominion também traz a volta dos atores originais de Jurassic Park, como Sam Neill (Dr. Alan Grant), Laura Dern (Dra. Ellie Sattler) e Jeff Goldblum (Dr. Ian Malcolm).