Marvel: Eternos não chegará à China após polêmica com Chloé Zhao; entenda

Eternos, da Marvel, tem previsão de estreia para 5 de novembro, mas não será lançado na China

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 13/10/2021, às 17h40

None
Elenco de Eternos, filme da Marvel (Foto: Divulgação/Reprodução/Twitter)

Seguindo os passos de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, lançado em 2 de setembro de 2021 no Brasil, a China não exibirá Eternos, novo filme da Marvel dirigido por Chloé Zhao, com estreia prevista para 5 de novembro em cinemas ao redor do mundo, de acordo com informações do jornal norte-americano The Wall Street Journal

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, estrelado por Simu Liu e Awkwafina, introduziu o primeiro herói asiático do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), arrecadou US$ 196,4 milhões (via Omelete) e foi o primeiro filme da franquia com distribuição proibida na China. Lançamentos estrangeiros devem ser aprovados pelo governo do país mais populoso do mundo e, segundo a Deadline, comentários de Liu sobre a China ser um "país de terceiro mundo" impediram a estreia, além da versão original da história retratar o pai do protagonista como um estereótipo racista de asiáticos.

+++LEIA MAIS: Eternos: Teaser traz primeiro casal LGBTQ+ da Marvel; assista

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Eternals (@eternals)

 

A polêmica envolvendo Eternos e Chloé Zhao é a seguinte: a diretora, também responsável pelo vencedor do OscarNomadland (2020), referiu-se à terra natal como "um lugar onde há mentiras por toda parte," e foi censurada na internet e redes sociais, conforme noticiou o The New York Times. Nacionalistas chineses a acusaram de difamar a nação, boicotaram seus filmes e o país, inclusive, não noticiou a vitória da cineasta na maior premiação do cinema, de acordo com o Legião dos Heróis. 

O fato de Eternos não estrear na China pode causar consequências astronômicas nos números da bilheteria do filme e da arrecadação do Marvel Studios. Apesar disso, se tomarmos Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis como exemplo, mesmo com a ausência do público chinês, o longa foi muito bem recebido e se tornou a maior bilheteria de 2021 nos Estados Unidos.

+++LEIA MAIS: Eternos: teasers, estreia, elenco e tudo que sabemos sobre filme da Marvel [LISTA]

Tudo que sabemos sobre Eternos, filme do MCU

Eternos, da Marvel, se passa pouco tempo após os acontecimentos de Vingadores: Ultimato (2019), e acompanha novos heróis, um grupo de imortais chamados Eternos, os quais vigiam e protegem a Terra há sete mil anos, e precisam lutar contra os Deviantes para garantir a segurança da humanidade. O elenco de peso é composto por Gemma Chan, Kit Harrington, Richard Madden, Kumail Nanjiani, Lia McHugh, Brian Tyree Henry, Lauren Ridloff, Barry Keoghan, Don Lee, Harish Patel, Salma Hayek e Angelina Jolie. Confira o trailer abaixo: