Naruto: Você conhece significado da palavra além do anime?

Para além da história do jovem ninja, confira os diferentes significados da palavra Naruto no Japão

Redação Publicado em 27/01/2022, às 15h41

None
Naruto (Foto: Reprodução)

Criado por Masashi Kishimoto, Naruto é um dos mangás mais influentes da cultura pop. Com 72 volumes, publicados de 1999 a 2014, a história do jovem ninja conquistou o público para além das histórias em quadrinhos japonesa, e foi adaptada para animes, jogos eletrônicos, filmes e spin-offs.

O nome do protagonista deve-se a adoração de Namikaze Minato, pai do jovem, com a história A Lenda de um Ninja Determinado, criada por Jiraiya. Namikaze, ao desejar que o filho seja como o personagem principal da narrativa, decide batizá-lo com o mesmo nome: Naruto.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Naruto Uzumaki (@naruto)

+++LEIA MAIS: Boruto: Por que Naruto ficou muito mais fraco depois de adulto?

No entanto, apesar da vinculação com o mangá, Naruto não é um termo exclusivo do personagem. A palavra, facilmente vinculada com a história do jovem ninja na cultura ocidental, possui diferentes significados no Japão. Confira:


Redemoinho

Naruto é um termo popular utilizado pelos japoneses ao referir-se a redemoinho. O nome deve-se a uma região na província de Tokushima, o Estreito de Naruto, onde, devido à formação geológica do lugar, o fenômeno ocorre com frequência. Com isso, a cidade Naturo é famosa pelos grandes corpos de água rotativa, que chegam a 20 metros de diâmetro.

+++LEIA MAIS: Zeca Pagodinho publica foto com manto da Akatsuki, de Naruto - e, claro, viraliza


Massa de peixe

Narutomaki é o nome atribuído a um kamaboko, produto composto de proteína de frutos-do-mar e comum na cultura japonesa. O alimento possui um formato espiral cor-de-rosa, como um redemoinho, explicando a associação com a palavra. É também usado em receitas como soba, udon e ramen, além de ser ingerido em saladas, sopas ou puro.