Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Cinema / Críticas

O dia em que Christopher Nolan ouviu instrutora de academia detonar Tenet

Christopher Nolan venceu Melhor Diretor no New York Film Critics Circle Awards e relembrou quando fazia exercício físico e ouviu duras críticas

Christopher Nolan (Foto: Vianney Le Caer/Invision/AP)
Christopher Nolan (Foto: Vianney Le Caer/Invision/AP)

Apesar de ter uma filmografia repleta de filmes clássicos e aclamados por público e crítica, Christopher Nolan lançou alguns longas que não foram bem, seja nas bilheterias ou opinião. Por exemplo, teve um dia que o cineasta ouviu instrutora de academia detonar Tenet, lançado em 29 de outubro de 2020 nos cinemas brasileiros.

Quando ganhou o prêmio de Melhor Diretor no New York Film Critics Circle Awards, o cineasta relembrou essa história inusitada. Tenet acompanha um agente secreto em uma missão perigosa para evitar o início da Terceira Guerra Mundial. O elenco contou com nomes como John David Washington (Protagonist), Elizabeth Debicki (Kat), Robert Pattinson (Neil), Kenneth Branagh (Andrei Sator), Clémence Poésy (Laura), Aaron Taylor-Johnson (Ives), entre outros.

+++LEIA MAIS: Nolan exalta Watchmen, de Zack Snyder: 'À frente do tempo'

"Eu estava na minha bicicleta ergométrica. Estou morrendo. E a instrutora começou a falar sobre um dos meus filmes e disse: 'Alguém viu isso? São algumas horas da minha vida que nunca mais recuperarei!'", relembrou (via Variety). 

Quando [o crítico de cinema] Rex Reed caga no seu filme, ele não pede para você malhar!

"Os diretores têm uma relação emocional complexa com os críticos e críticas. Uma pergunta que sempre nos fazem é: lemos críticas? Vamos começar com o fato de que sou britânico. Uma reunião familiar típica envolve parentes me dizendo: 'Sabe, Christopher. Você provavelmente não deveria abrir o The Guardian hoje,'" continuou.

+++LEIA MAIS: Cillian Murphy revela como foi feito convite para 'Oppenheimer': 'Nolan não tem celular'

"Obviamente, escrever sobre cinema de forma objetiva é um paradoxo, mas as aspirações de objetividade são o que torna a crítica vital, atemporal e útil para os cineastas e para a comunidade cinematográfica," explicou.

Por fim, Christopher Nolan falou sobre a importância da crítica profissional de cinema: "No mundo de hoje, onde as opiniões estão por toda parte, existe uma espécie de ideia de que a crítica cinematográfica está sendo democratizada, mas eu, pela minha parte, acho que a apreciação crítica dos filmes não deveria ser um instinto, mas deveria ser uma profissão."

+++LEIA MAIS: Oppenheimer, de Christopher Nolan, estreia nas plataformas digitais