Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Oscar 2023: Quando Academia anuncia lista de indicados?

Existem 3 produções brasileiras que podem aparecer no Oscar 2023: Marte Um, O Território e Quando Falta o Ar

Redação Publicado em 12/12/2022, às 14h52 - Atualizado em 16/12/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estatuetas do Oscar (Foto: Bryan Bedder / Getty Images)
Estatuetas do Oscar (Foto: Bryan Bedder / Getty Images)

Um dos eventos mais aguardadas de 2023, Oscar, que costuma ser um dos últimos nas temporadas de premiação, ainda não divulgou os indicados da 95ª edição, mas a lista deve ser divulgada muito em breve.

Vale lembrar como existem duas listas diferentes: uma dos pré-selecionados, com uma prévia de longas que podem ou não estar na cerimônia, no dia 21 de dezembro de 2022. Já os nomeados definitivos devem ser divulgados na manhã de 24 de janeiro de 2023. A cerimônia do Oscar acontece quase dois meses depois, no dia 12 de março.

+++LEIA MAIS: Steven Spielberg 'previu' qual Oscar Pulp Fiction ganharia, diz Tarantino

Além disso, as categorias de filme estrangeiro (ou seja, aqueles produzidos fora dos Estados Unidos) e documentários costumam ser divulgada com os pré-selecionados. Brasil tem fortes candidatos para concorrer ao Oscar 2023: Marte Um, em Melhor Filme Internacional, e O Território e Quando Falta o Ar, ambos em Melhor Documentário.


Oscar 2023: Conheça os brasileiros na corrida por uma indicação

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou 259 títulos que podem concorrer ao Oscar em 2023. Entre eles estão três filmes brasileiros - Marte Um (2022) de Gabriel Martins como Melhor Filme Internacional, O Território(2022) de Alex Pritz, e Quando Falta o Ar (2022) de Ana e Helena Petta, ambos na categoria de Melhor Documentário. Conheça cada produção abaixo:

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Entenda a relação - e as brigas - de Will Smith, Jada Pinkett Smith e Chris Rock

Marte Um (2022)

Uma família negra da periferia de Contagem, Minas Gerais, busca seguir seus sonhos em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita, que representa o contrário de tudo que eles são. O filme é dirigido por Gabriel Martins.

O Território (2022)

O Território mostra a luta do povo indígena Uru-eu-wau-wau em preservar sua cultura e suas terras. Dirigido por Alex Pritz, o documentário foi filmado em locações no Brasil de 2018 a 2020 e utiliza quase exclusivamente material de origem primária, incluindo filmagens produzidas diretamente pelos Uru-eu-wau-wau.

+++LEIA MAIS: Will Smith atribui 'raiva reprimida' a tapa em Chris Rock no Oscar

Quando Falta o Ar (2022)

Dirigido por Helena Lemos, Quando Falta o Armostra luta diária de trabalhadoras do sistema público de saúde brasileiro em defesa da vida. O documentário aborda a pandemia da Covid-19 com entrevistas com médicos, enfermeiros e agentes comunitários.