Oscar: Academia entrega estatueta a Hayley Mills após 30 anos de roubo do prêmio; entenda

Hayley Mills venceu Oscar Juvenil nos 1960 e foi roubada; Academia prestou homenagem à atriz

Dimitrius Vlahos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 12/01/2022, às 11h01

None
Hayley Mills recebe Oscar de David Rubin, presidente da Academia (Foto: Richard Harbaugh / Reprodução)

Hayley Mills recebeu estatueta do Oscar substituta após ser roubada no final dos anos 1980. A atriz ganhou o extinto Oscar Juvenil pela atuação em Pollyanna (1960), da Disney. O prêmio era uma miniatura com metade do tamanho original. 

Na época, após perceber o roubo, Mills entrou em contato com a Academia, mas não conseguiu outra versão do Oscar: "Fui para Califórnia fazer uma série de televisão. Quando voltei, minha pequena estatueta havia desaparecido. Não é algo substituível. Eles quebraram o molde, e eu disse: 'Deem uma grande então.' Responderam: 'Sinto muito, não funciona assim,'" relatou à Entertainment Weekly.

+++ LEIA MAIS: Eternos no Oscar? Marvel faz campanha para incluir filme de Chloé Zhao na premiação

A Academia mudou de ideia, pois entregou uma estatueta original a Hayley Mills na última terça, 11. O presidente da associação, David Rubin, prestou a homenagem pessoalmente, conforme divulgado nas redes sociais. 

Um representante da organização confirmou que o molde usado para as miniaturas foi quebrado. Além disso, não poderiam confeccionar outros moldes naquele formato.

+++ LEIA MAIS: Oscar 2022: U2, Beyoncé, Billie Eilish, Ariana Grande e mais disputam Melhor Canção Original

Em 2018, Mills comentou o prêmio, sobre o qual não conhecia muito quando recebeu. "Foi uma grande surpresa. Me disseram sobre a importância, mas só comecei a apreciar após alguns anos."