Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

'Quase Famosos' atrapalhou filme de groupie que seria ainda mais real

Longa dirigido por Cameron Crowe com base em suas experiências como jornalista da Rolling Stone surgiu como uma pedra no caminho de Pamela Des Barres

Elenco de 'Quase Faosos' (Foto: Divulgação)
Elenco de 'Quase Faosos' (Foto: Divulgação)

Clássico do cinema, o filme Quase Famosos (2000) retrata a história de um jovem jornalista de música (William Miller, interpretado por Patrick Fugit) que acompanha a turnê da banda Stillwater em cobertura para a revista Rolling Stone EUA. A história é inspirada em acontecimentos reais, inclusive em vivências do diretor Cameron Crowe, que também trabalhou para a publicação americana e viajou com grupos como Led Zeppelin e Eagles.

Outros personagens são influenciados por acontecimentos do mundo real. Penny Lane (Kate Hudson), por exemplo, traz referências de groupies como Pennie Lane Trumbull e Pamela Des Barres. Esta última, inclusive, diz que Quase Famosos estragou os planos que tinha de lançar um filme a respeito de sua própria vida.

+++LEIA MAIS: 10 filmes de rock que amamos: Rock of Ages, Quase famosos e mais [LISTA]

Em entrevista à Vulture, em 2020, Des Barres disse que tinha a intenção de transformar sua trajetória em longa-metragem desde a década de 1990. A obra seria inspirada nos livros biográficos que lançou, com destaque a I’m with the Band, disponibilizado no exterior em 1987 — ou seja, teria ainda mais profundidade e graus de realidade.

Não digo que Quase Famosos não foi um bom filme. Trouxe um olhar positivo à musa-groupie. E tento redimir a palavra ‘groupie’ por boa parte da minha vida. Mas fiquei pasma, pois a personagem era mais eu do que Bebe Buell ou Pennie Trumbull. Parecia muito mais comigo.”

+++LEIA MAIS: Quase Famosos, o musical, vai estrear na Broadway

A situação fez com que o projeto de Pamela se tornasse pouco interessante, pois a história já havia sido contada — ainda que de forma menos realista do que ela planejava. Chegou ao ponto de Cameron Crowe pedir desculpas a ela anos depois.

“Ficou impossível vender meu filme. Eu confrontei Crowe após o filme sair e ele meio que me dispensou", lembrou o cineasta. "Mas eu o vi há alguns anos e ele pediu desculpas. Perguntou o que poderia fazer para compensar a situação e eu falei: ‘eu deveria ter sido uma consultora do filme’.”

+++LEIA MAIS: Como seria final alternativo de Quase Famosos? Cameron Crowe responde

Visão distorcida das groupies

Embora tenha dito não desgostar de Quase Famosos, Pamela Des Barres deixou claro à Vulture que o filme acompanha a ideia distorcida criada pelos americanos a respeito das groupies. Segundo ela, há cenas muito machistas no longa, em especial a passagem onde Penny Lane tenta se matar após ser rejeitada pelo guitarrista do Stillwater, Russell Hammond (Billy Crudup).

“Aquilo me deixou com tanta raiva. Aquela personagem, a groupie como ela interpretou, é patética. Conheci todas as principais groupies no auge e nenhuma delas faria isso. Sempre havia alguém vindo para a cidade. Nenhuma musa-groupie que ama música faria algo assim. Eu era maior de idade. Sempre cuidaram de mim. Sempre me trataram bem. Todos foram incríveis comigo. Eu era uma mulher fazendo o que queria, isso era feminismo para mim.”

+++LEIA MAIS: 6 curiosidades de Quase Famosos, o filme que fez muita gente querer trabalhar na Rolling Stone [LISTA]

Sobre Quase Famosos

Quase Famosos, ou Almost Famous, tornou-se um clássico do cinema ao misturar música, bandas de rock, a Rolling Stone e muitas referências aos anos 1970. O filme dirigido por Cameron Crowe não foi um sucesso no início, mas, atualmente, é aclamado pela crítica e público, com 92% de aprovação da audiência no Rotten Tomatoes.

A produção mostra William Miller (Patrick Fugit), de 15 anos, tendo a chance de realizar o maior sonho: acompanhar a turnê da banda Stillwater como jornalista da revista Rolling Stone EUA. Contrariando a mãe, ele embarca em uma jornada para falar sobre o grupo de rock, conhecendo muitas pessoas novas e vivendo experiências incríveis.

+++LEIA MAIS: O que é verdade e o que é mentira em Quase Famosos, filme sobre adolescente trabalhando na Rolling Stone

O roteiro foi baseado na vida do próprio diretor. Cameron Crowe se tornou o colaborador mais jovem da Rolling Stone EUA, com apenas 15 anos, mesma época na qual Lester Bangs era o editor. No trabalho, teve a oportunidade de acompanhar a turnê do Led Zeppelin, Allman Brothers, Eagles e Lynyrd Skynyrd.

A princípio, o filme chamaria Untitled (Sem Título) ou The Uncool (algo como O Não Legal), mas os executivos envolvidos não aprovaram. Em entrevista, Crowe revelou como Quase Famosos surgiu quando observava as pessoas ao lado dos amplificadores em shows. “Você olha para eles e pensa: quem são? São groupies? Amigos do promotor? São casados ​​com o baixista? Porque são quase famosos”.

Além de Fugit, o elenco conta com Russell Hammond (como Billy Crudup), Frances McDormand (como Elaine Miller), Kate Hudson (como Penny Lane), Jason Lee (como Jeff Bebe), Zooey Deschanel (como Anita Miller), Anna Paquin (Polexia Aphrodisia), Fairuza Balk (Sapphire), Philip Seymour Hoffman (Lester Bangs), entre outros.

+++LEIA MAIS: Elenco de Quase Famosos se reúne em podcast para relembrar as gravações do filme