Rust: Armeira Hannah Gutierrez processa fornecedor por mesclar balas reais e falsas; entenda

Seth Kenney forneceu balas para produção de Rust e não teria avisado sobre munição verdadeira em pacotes

Redação Publicado em 13/01/2022, às 10h30 - Atualizado em 14/01/2022, às 08h04

None
Protestos por segurança no set de filmagens (Foto: Sam Wasson / Getty Images)

Hannah Gutierrez, armeira responsável por entregar arma carregada a Alec Baldwin no set de Rust, processou Seth Kenney - quem forneceu munição para a produção do filme. Segundo os advogados de acusação, Kenney entregou pacotes com balas reais e falsas juntas sem avisar.

O processo acontece no estado do Novo México, Estados Unidos, segundo a Variety. Os representantes legais de Gutierrez deram a versão dela dos ocorridos de 21 de outubro de 2021.

+++ LEIA MAIS: Alec Baldwin fala sobre acidente fatal com diretora Halyna Hutchins: ‘Meu coração está partido’

"O réu distribuiu caixas com munição, as quais deveriam conter apenas balas falsas, mas continham mescla entre munição real e falsa. Hannah e toda a equipe de Rust confiaram na fala do réu sobre as balas entregues," afirmaram no processo. Kenney é acusado de "criar situação perigosa a todos, sem o conhecimento da armeira."

O fornecedor, dono da empresa PDQ Arm & Prop, se contradisse nas tentativas de justificar o ato. Aos investigadores, descreveu como a munição real acabou se confundindo com os artefatos cenográficos. No entanto, em entrevista ao ABC News, afirmou que as balas nunca vieram dele. 

+++ LEIA MAIS: Quem é Halyna Hutchins, diretora de filme estrelado por Alec Baldwin

O processo também acusa Kenney de jogar a culpa do ocorrido em Gutierrez. Os advogados alegaram "tentativa de sabotagem" anteriormente, mas não apresentaram provas suficientes. 

Alec Baldwin, quem disparou a arma, deveria entregar o celular à polícia para investigações.  O ator, no entanto, não deu o aparelho na data requerida, alegando como o processo é "demorado," segundo o G1.

Morte de Halyna Hutchins e tragédia de Brandon Lee

A tragédia no set de Rust ocorreu em 21 de outubro de 2021 e foi confirmada pelas autoridades do Novo México, nos Estados Unidos, onde as filmagens aconteciam. Segundo informações da NME, Alec Baldwin fez um disparo acidental que atingiu fatalmente a diretora de fotografia Halyna Hutchins, além de ferir o cineasta Joel Souza, quem sobreviveu ao ocorrido.

+++LEIA MAIS: Família de Brandon Lee se pronuncia após Alec Baldwin matar diretora Halyna Hutchins acidentalmente durante filmagens

O caso chamou a atenção para outra tragédia que acontecem na década de 1990 com o astro Brandon Lee. O filho de Bruce Lee foi morto no set de filmagens de O Corvo após um colega de elenco disparar uma arma que acreditava estar carregada com balas de festim, cenográficas.