Sully: O Herói do Rio Hudson: Conheça a história real por trás do filme

O filme indicado ao Oscar retratou o drama histórico do piloto Chesley "Sully" Sullenberger

Redação Publicado em 15/12/2021, às 16h03 - Atualizado em 29/01/2022, às 17h30

None
Tom Hanks em Sully: O Herói do Rio Hudson (Foto: Reprodução /Twitter)

Em 2016, Sully: O Herói do Rio Hudson (2016) chegou aos cinemas para contar o drama histórico do piloto Chesley "Sully" Sullenberger, o qual pousou um avião sobre o rio Hudson e salvou 150 passageiros e cinco tripulantes em 2009.

Dirigido por Clint Eastwood e protagonizado por Tom Hanks, o filme indicado ao Oscar é baseado no livro de memórias Sullenberger, Higher Duty: My Search For What Really Matters(2009), e também retrata a investigação que sucedeu o acidente.

+++ LEIA MAIS: De Zodíaco a 12 anos de Escravidão: 6 filmes inacreditáveis baseados em histórias reais [LISTA]

Capaz de acabar com a reputação de herói de Sullenberger, a investigação sugeriu que o piloto fez uma manobra desnecessária com a aeronave que apresentou problemas técnicos seis minutos após a decolagem. Porém, mais tarde, foi comprovado que o avião bateu em uma revoada de gansos canadenses e não conseguiria alcançar um aeroporto a tempo.

A história real por trás de Sully: o Herói do Rio Hudson

Além dos eventos retratados no filme, O Globo aponta que a vida de Sullenberger ficou movimentada após o ocorrido. O herói nacional trabalhou na equipe de gestão de riscos da companhia aérea US Airways e, depois, voltou a ser piloto - e deixou o cargo quando se aposentou em 2010.

+++ LEIA MAIS: História real e debates sociais: 5 motivos para assistir ‘O Último Duelo’ [LISTA]

Sullenberger recebeu homenagens de autoridade; recebeu a chave de sua cidade natal, na Califórnia; foi convidado para a cerimônia de posse de Barack Obama; começou a fazer palestras internacionais; participou de um projeto sobre aviação para jovens; inspirou o nome do cachorro do ex-presidente George Bush e se tornou conselheiro do comitê de automação dos transportes do Department of Transport, dos Estados Unidos.