Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Entretenimento / Friends

A atriz que quase foi cortada de Friends por falta de carisma

Elenco da série sempre foi considerado um de seus grandes trunfos, apesar de tropeço com escalação ao longo das temporadas

Elenco de Friends (Foto; Divulgação HBO Max)
Elenco de Friends (Foto; Divulgação HBO Max)

Goste ou não de Friends, não há como negar que parte do sucesso da série passa pelo carisma de seu elenco. Jennifer Aniston (como Rachel Green), Courteney Cox (Monica Geller), Lisa Kudrow (Phoebe Buffay), Matt LeBlanc (Joey Tribbiani), Matthew Perry (Chandler Bing) e David Schwimmer (Ross Geller) eram os seis protagonistas da produção, que esteve no ar entre 1994 e 2004 e promoveu uma verdadeira revolução na TV.

Contudo, uma atriz em especial quase pôs tudo a perder. Ao menos na opinião de James Burrows, cineasta que dirigiu vários episódios do programa. Em sua autobiografia, Directed by James Burrows (via Rolling Stone EUA), o profissional apontou que Helen Baxendale quase foi dispensada após sua escalação como Emily, namorada e posteriormente noiva de Ross Geller na trama.

O problema de Baxendale era justamente a química restrita com Schwimmer, na visão de Burrows — que era compartilhada por outros profissionais dos bastidores de Friends. Faltava humor na atriz.

“Ela era legal, mas não particularmente engraçada. Schwimmer não tinha ninguém com quem interagir. Era como bater palmas com uma mão.”

De acordo com o diretor, há uma particularidade no gênero comédia romântica — independentemente se é filme ou série — que precisa ser preservada. Caso contrário, o público rejeita.

“Em sitcoms e qualquer tipo de comédia romântica, o humor é tão importante quanto a química. Descobrimos que qualquer nova namorada de Ross precisava ser tão engraçada quanto Rachel.”

Outra atriz para Emily

Ainda segundo James Burrows, existia a possibilidade de encontrar outra atriz para interpretar Emily. Embora isso tenha sido considerado, questões burocráticas impedia que isso fosse levado adiante: havia prazos de filmagem bem apertados.

“Você precisa de alguém que faça rir. Às vezes você inicia um arco e não dá certo, então você tem que se livrar daquela pessoa. O oposto também é verdade. Se houver química, os roteiristas precisarão trabalhar para descobrir uma maneira de manter o ator/a atriz.”

Helen Baxendale e Friends

Ao todo, Helen Baxendale interpretou Emily em 14 episódios de Friends, distribuídos nas temporadas de número quatro e cinco. O relacionamento com Ross chegou ao fim após este ter errado o nome da “amada” no altar: chamou-a de Rachel, que, no fim das contas, era sua paixão.

No âmbito pessoal, o momento para a saída de Emily foi ótimo para Baxendale. Em entrevista de 2012 ao Daily Mail, a atriz revelou que estava grávida na época. Deu tempo de concluir o trabalho e cuidar de sua vida pessoal.

“Tive um pequeno vislumbre do que a fama oferece — e decidi que não havia nada ali. Nada importante. Algumas pessoas conseguem lidar bem com a fama. Mas não era para mim. Fazer Friends foi muito divertido, mas eu só estava lá para que eles pudessem fazer algumas piadas engraçadas sobre a Inglaterra [como a própria atriz, sua personagem foi retratada como britânica]. E eu também estava grávida, mas nos Estados Unidos é preciso estar magro para aparecer na TV.”

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!