Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Anne Frank: Livro 'feriu dignidade de sobreviventes do Holocausto' ao apontar suposto traidor da menina, afirma Congresso Judaico Europeu

Livro da Harper Collins aponta suspeito de expor o esconderijo da família de Anne Frank aos nazistas

Redação Publicado em 03/02/2022, às 19h44 - Atualizado em 13/02/2022, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Anne Frank (Foto: Reprodução / Twitter)
Anne Frank (Foto: Reprodução / Twitter)

A editora norte-americana Harper Collins lançou a edição em inglês do livro The Betrayal of Anne Frank: A Cold Case Investigation (2022), de Rosemary Sullivan, publicado em 18 de janeiro e traduzido no Brasil como Quem Traiu Anne Frank? Agora, o principal grupo da comunidade judaica na Europa, chamado Congresso Judaico Europeu, pediu que o título fosse retirado. Entenda o porquê, de acordo com informações do R7.

O livro alega que Arnold van den Bergh é o principal suspeito de expor o esconderijo da família Frank aos nazistas. No entanto, o Congresso Judaico Europeu, apoiado por pesquisadores do assunto, critica as informações apresentadas: segundo o grupo, é uma "reivindicação potencialmente incendiária [...] em um momento em que o antissemitismo, a negação e a distorção do Holocausto estão em ascensão."

+++LEIA MAIS: Além de Anne Frank: 5 livros para lembrar perseguição judaica da 2ª Guerra Mundial [LISTA]

O Congresso é sediado em Bruxelas (Bélgica), e representa 42 comunidades nacionais e alegam que o retrato de van den Bergh afeta a dignidade dos sobreviventes do Holocausto e mancha a memória de Anne Frank. De acordo com carta vista pela Reuters de Moshe Kantor, presidente do grupo: "Em nossa opinião, a publicação [...] feriu profundamente a memória de Anne Frank, bem como a dignidade dos sobreviventes e vítimas do Holocausto."

A editora holandesa do livro, chamada Ambo Anthos, também sofreu repercussões após a publicação de The Betrayal of Anne Frank: A Cold Case Investigation. No entanto, suspendeu a impressão da obra e pediu desculpas pelo erro cometido em e-mail também visto pela Reuters. Enquanto isso, a Harper Collins não respondeu aos pedidos de comentário.

+++LEIA MAIS: Anne Frank, Minha Melhor Amiga: Sinopse, elenco e tudo que sabemos sobre filme da Netflix [LISTA]