Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / Rock

Ozzy Osbourne revela o melhor guitarrista com quem já tocou

"Seja por qual razão for, ele é bom pra c*ralho", disse Ozzy sobre músico em seu podcast

Redação Publicado em 09/05/2024, às 17h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ozzy Osbourne (Foto: Larry Busacca Getty Images for Tribeca Film Festival)
Ozzy Osbourne (Foto: Larry Busacca Getty Images for Tribeca Film Festival)

Ozzy Osbourne revelou o melhor guitarrista com quem ele já tocou. E a resposta pode parecer marmelada para alguns: Tony Iommi, fundador e seu colega no Black Sabbath, foi o escolhido do príncipe das trevas como seu favorito, dentre os que já tocaram com ele.

+++ LEIA MAIS: Ozzy Osbourne e Tony Iommi se odiavam antes do Black Sabbath

Tony Iommy (Reprodução/Facebook)

A resposta foi dada no podcast The Madhouse Chronicles (via Loudwire), ao amigo e co-host Billy Morrison, a quem Ozzy declarou Iommi como "a p*rra do melhor guitarrista com quem já toquei".

+++ LEIA MAIS: Ozzy Osbourne: 'Na melhor das hipóteses, tenho 10 anos' de vida restantes

"Eu toquei 'Paranoid', eu toquei 'Children of the Grave' e 'War Pigs'. [Outros guitarristas] tocam as notas, mas não é a mesma coisa. Acho que vários dos caras dos Estados Unidos tocam rápido demais. Tony Iommi, seja por qual razão for, ele é bom pra c*ralho", cravou Ozzy.

Iommi, que ficou em 13º lugar na lista revista dos 250 melhores guitarristas de todos os tempos da Rolling Stone, também foi elogiado por Morrison, que comentou que ele teria a marca de "um verdadeiro artista icônico", que seria o de imprimir um modo em que os outros podem tocar as mesmas notas, mas jamais replicá-lo.

+++ LEIA MAIS: Os 250 melhores guitarristas de todos os tempos

Confira o trecho abaixo:

Tony Iommy

Um dos principais pilares da guitarra do heavy metal, o co-fundador do Black Sabbath, Tony Iommi, desenvolveu seu estilo deliciosamente sombrio como resultado de um acidente industrial que cortou as pontas dos dedos médio e anelar de sua mão esquerda. Embora tenha sido capaz de tocar novamente com a ajuda de ponteiras de plástico nos dedos, as próteses caseiras o obrigaram a usar cordas mais leves e a pressionar o braço do instrumento com mais força para seus acordes e solos. Combinado com massivos amplificadores Laney distorcidos com a ajuda de um booster Dallas Rangemaster especialmente modificado, esse estilo de tocar por necessidade criou algo incomumente sombrio e ameaçador — e ao afinar suas guitarras várias tonalidades mais baixas para facilitar bends mais fáceis, Iommi criou o modelo que faz tremer a terra para inúmeros guitarristas de metal que viriam depois.

“Naquela época, você tinha que criar seu som”, Iommi disse à Guitar World em 2020. “Você não podia comprar um dispositivo que fizesse o som que você queria, você tinha que se esforçar e construir um timbre você mesmo. E eu achei isso ótimo, realmente, porque você acredita mais nele quando construiu tudo sozinho.”