Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Copa do Mundo: Jogadores da Alemanha cobrem boca em protesto por direitos humanos

Fifa vetou braçadeira com arco-íris, e jogadores da Alemanha decidiram cobrir a boca em foto oficial na Copa do Mundo do Catar

Redação Publicado em 23/11/2022, às 12h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Seleção da Alemanha (Foto: Getty Images)
Seleção da Alemanha (Foto: Getty Images)

Primeira rodada da Copa do Mundo de 2022 segue marcada por protestos. Após Fifa vetar uso da braçadeira com arco-íris, contra a discriminação da população LGBTQIA+, jogadores da Alemanha cobriram própria boca antes de foto oficial em jogo contra o Japão nesta quarta, 23. Ato não foi exibido na transmissão.

“Não era sobre fazer uma declaração política – direitos humanos não são negociáveis. Isso deveria ser tomado como certo, mas ainda não é o caso. Por isso essa mensagem é tão importante para nós. Negar a nós a braçadeira é o mesmo que nos negar a voz. Nós defendemos a nossa posição,” afirmou a Federação Alemã de Futebol em nota (via Veja).

+++ LEIA MAIS: Copa do Mundo: Fifa veta braçadeira com bandeira LGBTQIA+ e Inglaterra protesta

A Fifa ameaçou punir os jogadores que entrarem em campo com a braçadeira "One Love" com cartão amarelo - o que pode ser prejudicial ao time, caso ocorra uma expulsão na mesma partida ou suspensão por acúmulo de amarelos. 

Na segunda, 21, seleção da Inglaterra também protestou pelos direitos humanos e contra a discriminação no Catar. Após o capitão Harry Kane ser proibido de utilizar a braçadeira com cores do arco-íris, equipe se ajoelhou no gramado antes do início do jogo contra o Irã

Ator pede para Harry Kane usar braçadeira com bandeira LGBTQ+: 'F***-se eles'

Após Fifa banir uso de braçadeira com bandeira LGBTQ+ na Copa do Mundo 2022, realizada no Catar, Ray Winstone, ator de Sexy Beast (2000) e A Lenda de Beowulf (2007), pediu para Harry Kane, capitão da Seleção Inglesa de Futebol, usar a faixa mesmo com a restrição.

Por conta das leis anti-LGBTQ+ do país sede, algumas seleções queriam usar braçadeiras de capitão com o arco-íris, mas a instituição do campeonato resolveu aplicar multas para quem fizesse isso. "Fifa tem sido muito clara que vai impor sanções esportivas se nossos capitães usarem as braçadeiras no campo de jogo," afirmou.

Como federações nacionais, não podemos colocar nossos jogadores em uma posição na qual poderiam enfrentar sanções esportivas, incluindo cartões. Então, pedimos aos capitães que não tentem vestir as braçadeiras nos jogos da Copa do Mundo.

+++ LEIA MAIS: Copa do Mundo: Ator pede para Harry Kane usar braçadeira com bandeira LGBTQ+: 'F***-se eles'