Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Entretenimento / Opinião

George R. R. Martin diz que 'as coisas pioraram' com adaptações para TV e cinema

Apesar de achar muitas falhas em adaptações, George R. R. Martin aproveitou para elogiar uma série recente que fez sucesso: Shogun

George R. R. Martin (Foto: Neilson Barnard/Getty Images)
George R. R. Martin (Foto: Neilson Barnard/Getty Images)

Conhecido por criar os livros da saga A Guerra dos Tronos: As Crônicas de Gelo e Fogo, que basearam a série de sucesso Game of Thrones, George R. R. Martin opinou como "as coisas pioraram" em relação às adaptações para televisão e cinema.

Em publicação feita no blog dele na última sexta, 24, o escritor relembrou de um evento, no qual participou com Neil Gaiman, em 2022. Ele se referiu a uma reportagem da Variety sobre o evento, onde lamentou a própria experiência em escrever roteiros para episódios de Além da Imaginação.

+++LEIA MAIS: Game of Thrones: George R. R. Martin revela que há três animações em desenvolvimento

Segundo Martin, ele foi pressionado a fazer mudanças "ilegítimas" ao adaptar um conto para a série de televisão, devido a restrições orçamentárias. "Eu era novo em Hollywood. Eu não disse: ‘Vocês são idiotas,’" disse. Para o autor, desde 2022, "pouquíssimas coisas mudaram desde então."

Na verdade, as coisas pioraram. Não importa quão importante seja o escritor, não importa quão bom seja o livro, sempre parece haver alguém por perto que pensa que pode fazer melhor, ansioso para pegar a história e ‘melhorá-la.’

"Eles nunca melhoram as coisas, no entanto. 999 vezes em mil, eles pioram a situação," continuou. No entanto, no resto da publicação do blog, ele aproveitou para elogiar uma série recente, intitulada Shogun, que "merece aplausos," por conta da forma como trata material de origem.

+++LEIA MAIS: George R. R. Martin anuncia grande mudança em prequel de Game of Thrones

"Acho que o autor teria ficado satisfeito. Tanto os roteiristas antigos quanto os novos honraram o material original e nos deram adaptações incríveis, resistindo ao impulso de ‘torná-lo seu.’ Mas não acredite apenas na minha palavra. Assista você mesmo," escreveu.