Inovadora, surrealista e ofuscada por Chanel: conheça a história da estilista Elsa Schiaparelli

Elsa Schiaparelli ficou conhecida pelas peças criativas e extravagantes que revolucionaram a moda da década de 1930

Mariana Rodrigues (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 10/08/2021, às 18h35

None
Ilustração de Elsa Schiaparelli - Openthedoor estúdio de animação (todos os direitos reservados)

Com peças criativas, ousadas e inspiradas no surrealismo, italiana Elsa Schiaparelli revolucionou o mundo da moda na década de 1930. Quase cinco décadas após a morte da estilista conhecida como "mãe do rosa," a Aventuras na História produziu uma animação sobre o legado de Schiaparelli.

Graças a amizade com grandes artistas da época, como Marcel Duchamp e Aldred Stieglitze, criou designs que quebravam com os padrões da época, dando mais liberdade e autenticidade para as mulheres na hora de se vestir - algo provocador para uma sociedade tão conservadora.

+++ LEIA MAIS: Ninguém no mundo da moda queria ajudar O Diabo Veste Prada por medo de Anna Wintour; entenda

Para se aprofundar no surrealismo também trabalhou com um dos maiores nomes do movimento: Salvador Dalí. Juntos criaram peças incríveis, como a famosa bolsa-telefone, um chapéu em formato de sapato e até um vestido com estampas de moscas. O visual imaginativo de Schiaparelli era a marca registrada da etilista, quem é lembrada até hoje pelas roupas extravagantes. 

No entanto, o estilo não agradava a todos - muito menos aos fãs da moda clássica propagada por Coco Chanel. Por isso, Schiaparelli ficou conhecida como "rival de Chanel," pelos designs contrastantes ao da famosa estilista, quem a chamava de "aquela italiana."

+++ LEIA MAIS: Redley Records une moda e música para lançar artistas independentes [ENTREVISTA]

A animação A moda surrealista de Elsa Schiaparelli, criadora do rosa-choque (2021) foi criada em parceria com a especialista em História da Moda Laura Wie e com produção do Openthedoor Estúdio de Animação. Confira:

As informações são da Aventuras na História.


+++ FIUK: 'TENHO ROCK NA VEIA DESDE CRIANÇA' | ENTREVISTA | RS