Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

The Last of Us: Fungo Cordyceps existe na vida real

Fungo que causa apocalipse em The Last of Us gera comportamentos estranhos em formigas

Dimitrius Vlahos Publicado em 17/01/2023, às 15h15 - Atualizado às 22h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Formiga infectada (Foto: Creative Commons), Estalador (Foto: Reprodução / YouTube)
Formiga infectada (Foto: Creative Commons), Estalador (Foto: Reprodução / YouTube)

The Last of Us retrata as consequências de um apocalipse zumbi - uma história comum em produções da cultura pop. No entanto, a infeção não acontece por conta de um vírus ou com mortos que revivem e saem de suas covas. No game e na série da HBO, o fungo Cordyceps é responsável pelo surgimento das criaturas.

Por mais assustador que pareça, o fungo não é uma criação ficcional e existe na natureza. Conforme apontado pela professora de biologia Vanessa dos Santos, no site Brasil Escola, as principais vítimas são insetos - sendo que as formigas tem os casos de infecção mais notáveis.

+++ LEIA MAIS: The Last of Us: Quem é Riley e por que Ellie ficou abalada ao ouvir o nome?

O comportamento de uma formiga infectada se assemelha ao de um zumbi, o que pode ter servido inspiração a Neil Druckmann, criador do game da Naughty Dog. Além de tremores, o inseto fica desorientado e se movimenta de forma diferente do habitual. As estruturas musculares são consumidas para manter o Cordyceps vivo.

O fungo infecta artrópodes para completar seu ciclo reprodutivo. Uma vez que a fase sexual do ciclo está completa, seu hospedeiro morre. Após a morte, há a liberação de esporos para a infeção de outros organismos. No game, o mesmo acontece com os humanos. Nos estágios finais da vida de um estalador, o humano é levado a um canto escuro, onde fica até morrer e liberar esporos, conforme apontado pelo Scientific American.

+++ LEIA MAIS: The Last of Us custou mais que Game of Thrones; saiba quanto HBO investiu

Apesar do aspecto macabro da infeção, o Cordyceps pode trazer benefícios aos humanos. Na forma de chá ou sopa, pode ajudar em casos de imunidade baixa e anemia. 

Estalador em The Last of Us

Um dos maiores desafios dos games, os estaladores não foram uma ameaça no primeiro episódio da série da HBO. No entanto, prévia dos próximos episódios promete mais aparições do perigoso tipo de infectado.

Confira o teaser:

Episódios são lançados semanalmente, aos domingos, às 23h na HBO e HBO Max.